Texto porJuicy Santos
Santos

Heavy Metal – O espaço do Rock Nacional

Santos já foi a Capital do Rock Nacional. No início dos anos 80, uma danceteria montada no térreo de um dos prédios da avenida da Praia, mais precisamente no Bairro Boqueirão, se tornou um espaço icônico, que até hoje é lembrado pelo seu pioneirismo e arrojo no empreendimento, batizado como Heavy Metal.


A danceteria foi implantada no espaço que antes era ocupado pelo extinto Cinema 1, na Avenida Vicente de Carvalho, 18, em frente a Praia do Boqueirão. O empresário Toninho Campos, que hoje responde pela rede de cinemas Roxy, foi o responsável pela criação da danceteria, que ganhou o mesmo home de um desenho animado que passou nos cinemas na época.

O termo Heavy Metal seria mais tarde associado ao movimento do rock capitaneado por grupos como Iron Maiden e Judas Priest. Mas no início dos anos 80, ainda não havia uma associação direta com os metaleiros (expressão que foi popularizada na primeira edição do Rock In Rio, em 1985).

O fato é que a danceteria Heavy Metal colocou Santos na rota de turnês de bandas emergentes da época, funcionando como uma espécie de filial das casas noturnas da Capital Paulista, que também cumpriam esse papel de divulgar as novas bandas da época.
Um dos primeiros shows da danceteria foi feito pela banda Herva Doce, que tinha Renato Ladeira e Marcelo Sussekind em sua formação original. Mas ali também se apresentaram grupos como Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor e Titãs, todos eles em fase inicial de carreira. Eu tive a oportunidade de entrevistar por telefone o baterista do Paralamas, João Barone, que revelou ainda guardar com carinho na memória as apresentações feitas na Heavy Metal.

O espaço foi transferido posteriormente pelo empresário provisoriamente para o Clube XV, ao lado do Canal 3 com a praia. Mais tarde Toninho Campos montaria outra estrutura no Caiçara Clube, batizando o novo espaço de shows e danceteria como Caiçara Music Hall, onde o grupo Camisa de Vênus gravou um elogiado disco ao vivo, batizado como Viva. O Barão Vermelho fez um de seus últimos shows com o Cazuza no vocal, em meados de 1985, logo depois da primeira edição do Rock In Rio Eu estava nesse show do Barão no Caiçara e pude constatar o clima nada amistoso entre Cazuza e os demais integrantes.

No espaço da antiga Heavy Metal ainda funcionaria outra danceteria, a Planet Z, que chegou a marcar época com point da juventude durante um período. Hoje em dia, o espaço é ocupado por uma igreja evangélica.


Fonte da imagem: Melhor de Santos

Tudo acabou sendo germinado através da semente plantada pela pioneira Heavy Metal e também pelo arrojo dos empresários envolvidos nos empreendimentos. O rock passou a ser algo rentável no Brasil, mas era preciso acreditar naquele movimento que se formava. E a aposta foi ganha com relativa folga.

[JElZ9uqEFZY]

Post por Luiz Otero