Texto porLudmilla Rossi
Santos

Explorando a Rua Carvalho de Mendonça

Outro dia peguei um ônibus por engano (sim, eu mereço um troféu desorientação geográfica) e acabei descendo no Canal 1 com a Carvalho quando deveria estar na Ana Costa. Mas tudo bem, a gente sempre tem que pensar assim: Always Look on the Bright Side of Life. E eu resolvi fazer um post depois de olhar pedaços da cidade que eu nunca tinha observado direito: explorei a Rua Carvalho de Mendonça como se fosse a primeira vez.

Comecei andando na altura do número 500 e pouco até o 200, um bom trecho da Rua. E achei por lá casinhas com janelas de madeira e muros baixos, cada vez mais raras em Santos.

Casinha antiga na Carvalho

A Carvalho também é repleta de lojinhas de bairro. Eu nunca tinha ouvido falar dessa Vya Mulher, mas a loja vende várias marcas de jeans. Acabei não entrando para conferir, mas pretendo dar uma olhada por lá qualquer hora (fica no número 520A).

Para quem tem filhos, sobrinhos e etc eu descobri uma ponta de estoque infantil. Também não conferi o estoque da loja, mas a proposta é legal, visto que crianças perdem roupa com muita facilidade e é sempre bom encontrar precinhos mais amigos. A loja fica no 512 da Carvalho de Mendonça.

E se tem uma coisa que eu adoro na Carvalho são essas casas de esse tipo de entrada pela esquina. <3 Essa também parece bem antiguinha, com as janelas de madeira e o desgaste do tempo aparente…

Por essa fachada eu me apaixonei, uma volta ao passado e uma aula de tipografia. Bem cara de cidade pequena, de calmaria urbana… acho que dá para contar nos dedos de uma mão quantos lugares assim ainda existem. O Bazar Nossa Senhora de Fátima fica na altura do 458 da Carvalho.

Além desses locais, a Carvalho reserva lugares mais conhecidos como o delicioso Porãozinho – que de fato começou suas atividades na rua como um pequeno “porão” e hoje ocupa uma nobre e bastante razoável área.

As lojas de cosméticos também merecem atenção: são muitas espalhadas pela Carvalho de Mendonça e destacamos aqui a Dela´s e a Neide Cosméticos (onde achamos Morrocan Oil pra vender).

E você tem alguma dica da Carvalho pra deixar aí nos comentários?