Texto porJuicy Santos
Santos

Praça Ativa – inclusão, cidadania e cultura na Praça Rebouças

Neste domingo, dia 16 de dezembro, das 10 às 16 horas, a praça Rebouças, na Ponta da Praia, recebe a 2a edição do evento Praça Ativa.

Praça Ativa

Com atividades culturais e educativas, serviços de saúde, diversão, noções de cidadania e oficinas de meio ambiente, o evento gratuito deve reunir cinco mil pessoas no Complexo Esportivo Rebouças.

O evento organizado pela Universidade Ativa, organização não-governamental que atua há 10 anos com projetos sociais e culturais, percorre as principais cidades do Brasil estimulando a arte e promovendo inclusão social.

Praça Ativa

Integrantes de ONGs e projetos da Baixada Santista e de outras regiões como o Eco Faxina, Procuru e Nova Dimensão participam da Praça Ativa. Em tendas temáticas e em um palco montados nas quadras, o evento terá shows musicais, oficinas de leitura e de arte e reciclagem com foco na educação ambiental, performances esportivas, prestação de serviços como o Poupatempo móvel, brinquedos infláveis interativos e jogos lúdicos.

O projeto é viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da ADM do Brasil. A primeira edição em Santos foi promovida no Dia das Crianças e levou quatro mil pessoas para o Rebouças.

Praça Ativa

Confira as principais atrações do evento e a programação completa:

1) TENDA MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: Apresentação dos projetos de educação ambiental desenvolvidos pelo Instituto Eco Faxina em Santos a partir de materiais recolhidos nas encostas da praia. Confecção de cartões de Natal com papel reciclável e exposição de animais marítimos empalhados.

2) TENDA SALÃO DAS ARTES: Apresentação e exposição do artista plástico Laércio Alves que confeccionará ao vivo esculturas tendo o arame como matéria prima.

3) TENDA DE JOGOS LÚDICOS: Espaço de lazer com jogos educativos e distribuição de livros.

4) TENDA PROJETO SOCIAL: Apresentação dos trabalhos realizados pela ONG Procuru de Santos. Exposição de projetos sociais e artesanatos desenvolvidos para manutenção da entidade. 

5) TENDA INCLUSÃO SOCIAL: Apresentação institucional da ONG Nova Dimensão que atende crianças portadoras de necessidades especiais em Santos. Oficinas e exposição de artesanatos desenvolvidos para manutenção da entidade. 

6) TENDA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: aferição de pressão e índices de glicemia, além da distribuição de folders educativos com dicas sobre alimentação saudável e atividades físicas.

7) TENDA OFICINA EDUCATIVA: Pintura em rosto, escultura de balões, desenhos lúdicos e medição da “pegada ecológica”. Atividade será coordenada pela educadora ambiental Danielle Terra.

8) TENDA OFICINA COM RECICLÁVEIS: Oficina para confecção de jardineiras e comedouros de aves utilizando garrafas Pet’s. Atividade será coordenada pela educadora ambiental Danielle Terra.

9) TENDA UTILIDADE PÚBLICA: emissão de carteira de trabalho e RG, orientações sobre respeito no trânsito, exposição dos projetos “Faixa Viva” e “Bike Santos”.

10)  TENDA INSTITUCIONAL – ADM DO BRASIL: Apresentação de vídeos institucionais e espaço para relacionamento com a comunidade.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO BENEFICENTE: Espaço cedido para projetos sociais locais visando à geração de renda alternativa.

Praça Ativa

Programação:

10:00 Abertura do evento e locução de boas vindas
10:20/10:40 Aula de Alongamento com Academia KRATO
10:40/11:00 Apresentação de Taekwondo da Academia Fábio Goularti
11:00/11:20 Apresentação de Jump e exercícios variados com a Academia KRATO
11:20/11:50 Roda de Capoeira com o Grupo Raízes de Vila Nova
11:50/12:20 Show musical com a cantora de Uiara ONG Procuru
12:20/12:30 Sorteio de brindes
12:30/13:00 Apresentação de MPB Voz e Violão Com Grupo La Califórnia
13:00/13:20 Apresentação de Street Dance Grupo A3
13:20/13:40 Apresentação de HIP HOP com o Grupo Free Side
13:40/14:00 Apresentação de dança com o grupo Osny Gouveia
14:00/14:10 Fala das autoridades, Universidade Ativa e ADM do Brasil
14:10/14:40 Sorteio de brindes
14:40/15:00 Intervenções circenses com o Circo de Arte
15:15/15:50 Show musical com o cantor mirim Jonatan Prado
16:00 Encerramento do evento e locução de agradecimento

Serviço

Praça ATIVA ADM do Brasil

Centro Esportivo Rebouças  – Ponta da Praia

16 de dezembro de 2012 – das 10 às 16 horas

Todas as atividades serão gratuitas