Texto porJuicy Santos
Santos

Os obstáculos do calçadão da praia de Santos

Mais um verão se aproxima e de novo uma grande parte dos santistas correm, literalmente, atras do prejuízo calórico acumulado durante o ano. As cidades litorâneas tem todo um clima de culto ao corpo. Seja porque as pessoas se encontram de biquíni na praia ou porque tem um “quintal” enorme pra se exercitar de graça.

Correr na areia da praia é uma delicia: espaço, brisa do mar e uma vista linda, principalmente no anoitecer.

Mas correr ou caminhar no calçadão é mais, digamos, desafiador.

Primeiro, é preciso ultrapassar as barreiras humanas que se formam quando aquela grupo de amigas resolvem, lado a lado, se exercitar. Você ensaia uma ultrapassagem à esquerda, à direita, e nada. É impossível!

Depois, será preciso passar pelas pessoas que passeiam com seus cachorros e suas coleiras quilométricas. O fio das coleiras fica tão solto que quase parece um cordão de isolamento. Das duas uma: ou você atropela o bichinho ou se enrola no fio, dá um mortal carpado, e cai de cara no chão!

orla da praia de santos

Existe ainda uma combinação de ambas, com a última amiga da barreira, leva também, seu cachorrinho.

Só a lei da atração dos corpos explica porque aquela pessoa que está vindo lá longe, cruza com você bem no momento que um banco ou um árvore chega. Pior ainda quando isso acontece na meia calçada em frente ao CPA.

centro de paquera do embaré

Os dois últimos obstáculos são gastronômicos: Mc Donald´s e Zé do Coco. O cheiro do primeiro e as calorias do segundo fazem você repor (ou triplicar) as energias gastas.

Se enfim você chegar à ponta da praia sã e salva, parabéns. Meia volta, corpinho sarado, e historias que só o santista pode contar.