Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Sansex 2012 – Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade Sexual de Santos

Sucesso na programação cultural da cidade no ano passado, a Sansex 2012 – Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade Sexual de Santos já tem data para acontecer: entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro.

A missão do festival é valorizar produções artísticas, modificar paradigmas e promover discussões – sempre com foco na diversidade sexual humana.

Sansex 2012 – Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade Sexual de Santos

Neste ano, o festival é um evento paralelo à I Semana da Diversidade Sexual de Santos, que passou a fazer parte do calendário oficial da cidade.

Cinemas, teatros e pontos de cultura espalhados pelas 9 cidades da Baixada Santista receberão as ações do evento, entre sessões de curtas metragens, exibição do longa Tudo Que Deus Criou (de André Costa Pinto, com Letícia Spiller e Guta Stresser) e apresentações teatrais gratuitas.

Veja a programação da Sansex 2012:

Abertura

Dia 27/11, terça-feira, às 20h30 no Theatro Guarany (Pça dos Andradas, 100, Centro)

Apresentação do espetáculo “Sereias de Salto”, musical inspirado nos grandes musicais do século XIX, nas divas do século XX e nas boates gays atuais. Esquetes teatrais, dublagens compõem um espetáculo inusitado e eclético. O espetáculo é resultado do Drag Queen Curso, pioneiro do gênero no país. Concepção e direção de Zé Carlos Gomes.

Exibição do curta-metragem” O Segredo dos Lírios” – documentário que aborda a questão da aceitação familiar dentro do universo feminino.

Cinema 

Curtas metragens no Cine Roxy do Shopping Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, no Gonzaga, em Santos, sessão na quarta-feira (28/11) às 20h30min. E também no Quiosque da Cris (Praia do Itararé – São Vicente) no sábado 01/12 às 23h acontece a sessão CURTA CRIS.

Entre os destaques, estão filmes como “Desconhecido Intimo”, de Alexandre Ingrevallo, que discute a questão das escolhas pessoais e o que elas acarretam na vida do ser humano. O filme tem no elenco nomes como Luciano Chirolli e Bruno Giordano. Tem ainda o documentário “Leve-me pra sair”, de Jose Agripino, que tem como foco um grupo de adolescentes gays de São Paulo e suas visões de mundo.

Quinta-feira (29/11) às 20h30 no Cine Roxy do Shopping Pátio Iporanga

Exibição do Longa metragem “Tudo que Deus Criou”, de André Costa Pinto, que conta a historia de um órfão, uma senhora cega e toda responsabilidade, em assumir uma família, jogada sobre os ombros de um jovem de 23 anos que passa por um conflito de identidade.

Teatro

Terça-feira, 27/11, às 20h30, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, Centro)

Espetáculo: “Sereias de Salto”

Sexta-feira, 30/11, na Vila do Teatro, localizada na Praça dos Andradas (em frente ao Theatro Guarany)

Peças “Dama da Noite”, monólogo dramático de Luiz Fernando Almeida sob a direção de André Leahun, já considerado um sucesso caiçara às 21h. E, às 23h, apresentação do espetáculo “Bicha Oca”, uma adaptação em cima de contos homoeróticos de Marcelino Freire com Rodolfo Lima e Joao Pedro Matos. O espetáculo foi sucesso de publico e crítica no ultimo FRINGE (Festival de Teatro de Curitiba).

Sábado, 1º/12 às 22h, na Tribal Club (Rua Júlio de Mesquita, 165, Vila Mathias)

Monólogo “Dentro de Mim Mora Outra” com Renata Carvalho, sobre a vida da transexual Renata Carvalho, que é diretora, atriz e maquiadora de teatro. A dramaturgia é inspirada nas suas experiências de vida, seus desejos, alegrias, angústias e sacrifícios, e a narrativa expõe o conflito da construção do seu sentimento de identidade sexual em relação ao significado do seu corpo na sociedade. Com direção de Maria Tornatore.

A organização solicita a retirada dos ingressos gratuitos 30 minutos antes do inicio das sessões e dos espetáculos. Também é possível fazer confirmação pelo e-mail [email protected] até a lotação da capacidade de cada espaço.

Sansex 2012 – Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade Sexual de Santos

Festa Vitrolada 

O projeto Vitrolada, que acontece toda terça-feira no Torto MPBar, anda agitando a semana santista e já ficou conhecido por ter entre seus convidados personalidades do cenário cultural da região se arriscando como DJS convidados.

Na festa do dia 27/11, após a cerimonia de abertura, os DJS Residentes Wagner Parra e Lufer recebem como convidados alguns participantes da Sansex: o designer gráfico Betinho Neto, o ator e produtor cultural Luiz Fernando Almeida e a atriz e diretora Renata Carvalho.

A Vitrolada começa às 22 horas. Quem chegar até as 23 horas paga R$ 2. Depois, a entrada custa R$ 7. O Torto MPBar fica na Av. Siqueira Campos, 800, Embaré.

A realização da Sansex é da equipe do Olhar Caiçara – também responsável pelo Festival Curta Santos – em parceria com a Superbacana Produções, com apoio de Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria da Cultura, Oficina Cultural Pagu, OAB Santos, Roxy Cinemas, Vila do Teatro, Tribal Club, The Club, André Equipamentos, Kokimbos Pizzaria, Rosa Marinho Lounge Bar e Quiosque da Cris.