Texto porJuicy Santos
Santos

Meca Santista, o prato oficial de Santos

Em 2004, através de parceria feita entre a prefeitura de Santos, o curso de gastronomia da Universidade Católica de Santos e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista, foi feita uma pesquisa para eleger os ingredientes preferidos dos santistas. Foi a partir dai que surgiu nosso prato oficial: a Meca Santista.

meca santista

Os três ingredientes mais citados na pesquisa foram: a meca, a banana e a pupunha. Pronto! Esses deveriam ser os ingredientes chaves desse prato que seria o representante oficial da nossa cidade.

Juntamente os alunos do curso de gastronomia, o chef e professor Rodrigo Anunciato (formado em gastronomia pelo Senac e professor de Gastronomia na Universidade Católica de Santos) elaborou o prato: dois filés de meca, temperados com sal e suco de limão, acompanhados de uma farofa de farinha de mandioca, banana, bacon, calabresa, ovo e abacaxi. E mais um risoto de palmito pupunha e cenoura ralada. Dois camarões grelhados completam o prato para duas pessoas.

Já experimentei o prato no restaurante Terraço Chopp, na Ilha Porchat. Alias, não consigo pedir outra coisa quando subo a ilha.

meca santista

Pra quem tem coragem de se aventurar na cozinha, o próprio site da prefeitura apresenta a receita. Confira aqui.

Muitos restaurantes na cidade oferecem o prato: Almeida, Mar del Plata, Piccolo Giovanni, Cantina Liliana, entre outros. Agora é só experimentar…