Texto porLudmilla Rossi
Santos

10º Curta Santos apresenta: Augustas

O universo sombrio das grandes cidades será explorada durante o 10º Curta Santos – Festival Santista de Cinema com o filme ‘Augustas’. Dirigido por Francisco Cesar Filho, o longa é baseado no livro ‘A Estratégia de Lilith’, de Alex Antunes.

O cenário é a mítica Rua Augusta, tema de outras obras, como o curta ‘Esta Rua Tão Augusta’ (Carlos Reichenbach, 1968), canções de Ronnie Cord, Emicida e Cachorro Grande e da banda folk Os Últimos Românticos da Rua Augusta. O logradouro liga a área nobre da capital ao centro urbano e, desde a década de 60, envolve-se em uma aura marginal.

Na trama, o jornalista Alex (Mário Bortolotto), angustiado por ser demitido pela sua chefe/amante, mergulha na prostituição com Kátia (Caroline Abras) e em rituais neoxamânicos com Marrut (Selma Egrei) e Azúcar (Maíra Chasseraux). Ao decorrer do filme, também somos apresentados a outra mulher, Jane (Georgina Castro), uma moça simples que migra à capital. Assim, ao redor do protagonista, as mulheres compartilham de sua solidão, dúvidas e devaneios.

Francisco Cesar Filho. Cineasta, curador, diretor de televisão e dirigente de entidades audiovisuais brasileiras. Estudou Cinema e Filosofia na Universidade de São Paulo e recebeu, em 1993, Bolsa Intercultural para Cinema e Vídeo das fundações norte-americanas Rockefeller e MacArthur. É atual presidente da Associação Audiovisual e do Fórum dos Festivais.

Curta Santos. O festival comemora sua décima edição homenageando o centenário do Santos Futebol Clube com o tema ‘Futebol Arte’ entre os dias 17 e 23 de setembro. Além de mesas redondas, oficinas e debates, também as sessões de longa-metragem têm espaço reservado no Curta Santos. Conheça os outros filmes concorrentes nessa e das demais sete mostras competitivas por meio do blog do festival.

Sessão de ‘Augustas’. Sábado (22/set/2012), 19h30, Cine Roxy 5 (Entrada Franca).

Saiba mais no site oficial.