Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Santos Jazz Festival começa amanhã

A partir de amanhã, o jazz toma conta da cidade de Santos.

Até domingo, a primeira edição do Santos Jazz Festival agita a cidade com 20 apresentações e oficinas, tudo grátis, em ruas e boulevares do Centro Histórico, Bolsa Oficial do Café e nos teatros Coliseu e Guarany.

Quer ver a programação completa do Santos Jazz Festival? Clica ali>>>

Santos Jazz Festival começa amanhã

Para começar com o pé direito, o festival terá como patrono Hermeto Pascoal. Celebrado internacionalmente, o compositor, arranjador e instrumentista de 76 anos fará o show de abertura, ao lado da Orquestra Sinfônica de Santos e da Jazz Big Band, onde apresentará uma canção inédita especialmente para a ocasião: “Do Brasil Para o Mundo”. “Busquei inspiração em minha trajetória: passei minha infância entre as aves, próximo à natureza. Depois, a música me propiciou viajar o mundo e conhecer metrópoles. Música é universal, não importa o país de onde você vem”, comenta.

A programação tem também Yamandu Costa, Heraldo do Monte, Arismar Espírito Santo, André Christovam, Filó Machado e Delicatessen.

Toda a programação do Santos Jazz Festival é gratuita. Para os shows de abertura, dia 14h, 21h, no Teatro Coliseu, com Hermeto Pascoal, Jazz Big Band e Orquestra Sinfônica, e a apresentação de encerramento, dia 17, 20h, também no teatro, com Roberto Sion e Yamandu Costa, será necessário retirar os ingressos na bilheteria do local antecipadamente.

Para o primeiro dia do evento, os interessados devem retirar os ingressos gratuitos nos dias 12 e 13 de junho, das 14h às 19h, na bilheteria do Coliseu. Já para o encerramento do festival, os ingressos estarão disponíveis nos dias 15 e 16, no mesmo horário. Cada pessoa pode retirar dois convites. Há a possibilidade dos ingressos se esgotarem no primeiro dia de distribuição, para cada noite.

O Teatro Coliseu fica na rua Amador Bueno, 237, Centro de Santos. Tel.: 4062-0016.

Durante três dias do evento, acontecerão workshops gratuitos com Hermeto, Arismar Espírito Santo, Michel Leme, Luís do Monte & Mauro Hector, e aula apresentação do Jazz Combo de Tatuí, cidade cujo conservatório é referência nacional. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site. São 250 vagas para cada encontro.

Um dos destaques da programação é Yamandu Costa. No festival, o celebrado músico gaúcho se apresentará com seu trio e promete levar ao público o melhor do Choro: de composições próprias a clássicos do gênero. O show será o grande encerramento da programação, dia 17, 20h, no Teatro Coliseu. A abertura da noite musical ficará a cargo do flautista, clarinetista, compositor, arranjador e maestro Roberto Sion, que fará um pocket show.

Outro destaque é a banda gaúcha Delicatessen, cujo primeiro CD, “Jazz + Bossa”, foi dos mais celebrados da música independente brasileira dos últimos anos. Em 2009, o grupo – formado por Ana Krüger (vocal), Carlos Badia (violão), Nico Bueno (baixo) e Mano Gomes (bateria) – recebeu o Prêmio da Música Brasileira e voltou a ser indicado em 2012, pelo mais recente trabalho: o álbum “Goodnight Kiss”. Na apresentação do dia 16 de junho, 21h, no palco da Rua XV, no Centro Histórico da cidade, o quarteto apresentará, pela primeira vez no estado de São Paulo, as faixas do recente disco, e promete tocar faixas que sequer foram gravadas.

Para esquentar o público durante os quatro dias, o evento contará com a participação dos DJs da Futuráfrica: Lufer, Dr. Caiaffo e Wagner Parra, que comandarão as pick-ups entre os shows do palco na Rua XV. Eles prometem apresentar a mistura de sons de boa qualidade que virou marca registrada da Vitrolada, atualmente uma das principais festas da noite na Baixada.

Já no dia 16, no Antonina Bar (rua XV de Novembro, 49, Centro), a partir das 23h, acontecerá a festa do festival, com o baile AfroJazzLatino, novamente com os três DJs e a possível intervenção de músicos do festival. Nesse dia, o set list mesclará os diversos ritmos que namoram o jazz: da salsa ao samba. Em breve, serão divulgados valor da entrada da festa e outros detalhes.

Além disso tudo, haverá o sorteio de seis guitarras personalizadas Eagle EM&T. Para concorrer basta, durante o evento, preencher a ficha de inscrição que ficará disponibilizada nas portas dos teatros Guarany e Coliseu, e da Bolsa do Café.

Programação do Santos Jazz Festival

Abertura do festival: QUINTA (14/06)

Teatro Coliseu:
21h – Orquestra Sinfônica Municipal, Hermeto Pascoal e Jazz Big Band

SEXTA (15/06):

Teatro Guarany
10h – Workshop com Arismar do Espírito Santo

15h – Workshop com Hermeto Pascoal

A partir das 18hs
Rua XV

Izzy Gordon e Convidados

Bocato, Hildebrando Brasil e Quarteto Simonian

Kika Willcox e Convidados

Mauro Hector Trio

Arismar do Espírito Santo & Banda

Palco Bolsa do Café:
12h – Mauricio Fernandes Trio & Débora Tarquínio

17h – Trio Cor das Cordas

SÁBADO (16/06)

Teatro Guarany

11h – Workshop com Michel Leme

15h – Mauro Hector e Luiz do Monte (filho de Heraldo do Monte, um dos maiores guitarristas do mundo)

Rua XV

Babi Mendes e Banda

Filó Machado Quarteto

Delicatessen – jazz e bossa (RS)

Heraldo do Monte e Luiz do Monte

André Christovam – blues

Palco Bolsa do Café

15h – Alexandre Birkett Trio

17h – Robson Nogueira Trio & Celso Lago

DOMINGO (17/06)
Teatro Guarany

11h – Aula apresentação do Jazz Combo de Tatuí*
* Tatuí tem um conservatório que é referência musical tanto no jazz como no choro

Palco Bolsa do Café:

13h   Sambália Trio
15h – John Berman & Choro in jazz (EUA)

Encerramento
Teatro Coliseu
20h – Roberto Sion – Yamandu Costa Trio

O festival é patrocinado pela Vale Fertilizantes, através da Lei Rouanet. Tem o apoio  do Governo do Estado de São Paulo, da Escola de Música &Tecnologia (EM&T), do Senac e da Odebrecht Realizações Imobiliárias. Além do apoio institucional  do Museu do Café e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau. A realização do Santos Jazz Festival é da DC ProduçõesGPA Cultural e da Associação dos Artistas. A correalização é da Prefeitura de Santos e a Produção Cultural de Jamir Lopes.