D’Boa México, restaurante mexicano em Santos

Nathalia Ilovatte

27 de novembro de 2011

Nathalia Ilovatte

Veja o perfil completo >

Não sei se o nacho é o novo sushi e nem se, em breve, os restaurantes mexicanos vão se multiplicar em Santos na mesma proporção em que aconteceu com os japoneses, mas o fato é que o bar D’ Boa, que ficou famoso pelos temakis, inaugurou recentemente uma filial com temática mexicana na Avenida Pedro Lessa.

dboa restaurante mexicano em santos

comida típica do México não é o que se pode chamar de “suave” com seus feijões, milhos e molhos de abacate e pimenta. Quando comi pela primeira vez passei o dia seguinte conversando com os mariachis e seus enormes sombreros a disputar espaço dentro de mim. Só aprendi a amar na segunda tentativa. Mas o D’Boa tem tudo para conquistar os de estômago sensível e os menos abertos aos costumes gastronômicos de outros países. Os pratos são bem leves e quase nada apimentados.

Eu, Flavia Saad e os respectivos visitamos o lugar em um sábado à noite bem chuvoso e estava lotado. Tanto é que precisamos esperar vagar uma mesa e assim descobrimos que a hostess é ótima, super solícita e oferece cervejas pra espera ali debaixo do toldo ficar mais agradável.

Os garçons também não deixam a desejar. Simpáticos, explicaram os pratos e ainda ofereceram tequila. Todo mundo lá te oferece álcool e você fica feliz. Pedimos uma caipirinha, só pra não perder o costume.

d'boa restaurante mexicano em santos

Já o cardápio não tinha uma quantidade enorme de opções, mas todas pareceram um pouco mais acessíveis do que os pratos da nossa única referência santista de restaurante mexicano, o Guadalupe. A enchillada de chilli custa R$16,50 e tem um tamanho generoso. Mas os totopos, que a gente costuma dividir, já que vêm em porções, eram meio tímidos e não tinham o chilli como opção de acompanhamento no cardápio. Pedimos para adaptar e a casa aceitou numa boa, mas a pimenta, realmente, passou longe.

dboa restaurante mexicano em santos

No geral, a comida do D’Boa é saborosa, mas abrasileirada. Para quem gosta de pratos mais tradicionais isso é um ponto negativo, mas para quem experimenta pela primeira vez e não está acostumado com comidas tão picantes pode ser uma excelente porta de entrada na culinária do México.

dboa restaurante mexicano em santos

A casa só mereceu pontos negativos no atendimento. Embora os garçons fossem solícitos e cheios de boa vontade, pareciam mal treinados. Chega um prato e os outros levam mais uma eternidade. Aí falta talher. Mas o garçom esquece que você pediu. E demora mais ainda para trazer. E tudo bem, é sábado e ninguém tá com pressa, mas precisa ser tão de boa assim?

Fora isso, o ambiente é legal, descontraído, e tem mais cara de bar do que de restaurante mexicano tradicional. Vale a pena levar aquele amigo que quer experimentar algumas coisas do México mas anda meio receoso e para beber e beliscar umas comidinhas diferentes. Uma ótima pedida de restaurante mexicano em Santos.

D’Boa México – Avenida Pedro Lessa, 2324. Tel (13) 2138-4256