Texto porLudmilla Rossi
Santos

A Joia do Itatinga – A Força do Porto de Santos

A exposição “A Joia do Itatinga – A Força do Porto de Santos”, evento que registra a memória da Usina Hidrelétrica de Itatinga, com ênfase nos aspectos histórico, tecnológico e natural do complexo será aberta hoje, na Oficina Cultural Pagu, em Santos.

A abertura ocorre hoje, das 19h30 até as 22h, na Oficina Cultural Pagú, na Praça dos Andradas, sem número, antiga Cadeia Velha, no Centro, em Santos. A visitação aberta ao público ocorre de 19 de outubro a 19 de novembro, das 13h às 22h – de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 9h às 18h.

Convite da exposição A joia do Itatinga, a força do Porto de Santos

“A exposição visa destacar a importância da preservação da tecnologia presente em Itatinga, reforçando dois conceitos valiosos para as futuras gerações: tratar o patrimônio como algo precioso, uma joia, e estimular o conhecimento sobre a singularidade do complexo”, ressalta a coordenadora do projeto e curadora da exposição, Ana Luisa Howard de Castilho.

O evento apresentará fotos de alguns acervos históricos com imagens da construção e do início de operação da hidrelétrica, além de fotos recentes de Nelson Toledo e Du Zuppani, relacionadas ao patrimônio econômico, industrial e natural da região. A mostra traz ainda o algum acervo material pertencente à usina hidrelétrica, representada por meio de algumas peças e de um desenho técnico copiado em linho na Alemanha e em 1905, um exemplar do livro com registros da construção do complexo e um filme da primeira metade do século passado, resgatando a memória tecnológica ainda hoje retratada no próprio patrimônio em operação na hidrelétrica.

A organização realizou também um filme apresentando a região, desde a represa da hidrelétrica até o rio Itapanhaú, com atenção especial na captação de sons naturais característicos da região e da atividade de geração de energia, demonstrando como várias forças constroem a Força do Porto de Santos. Outro destaque é um painel especial, de caráter didático, mostrando as etapas do funcionamento da hidrelétrica.

No texto de abertura da exposição a curadora do projeto destaca os “desafios gigantescos, tendo de transpor mangues, matas e serra íngremes, além do desafio de sanear a região, com o extermínio do mosquito vetor da malária”, bem como da “vila operária, construída para abrigar os trabalhadores da empresa e do parque natural que se formou à sua volta, patrimônio de valor inestimável, hoje exemplo de desenvolvimento sustentável para o país, patrimônio econômico que aos 101 anos, acumulou serviços ao Porto de Santos e sua região estimado em bilhões de reais”.

A exposição, patrocinada pelo Ministério da Cultura, pela CODESP, MPE – Montagens e Projetos Especiais S/A e pelo Grupo Localfrio e apoiada pelo Studio A – Som e Luz, Del Amaral Advogados Associados, Hiro Okita – Design Gráfico e Print Mais Editora e Gráfica e realizada pela Via das Artes faz parte da programação oficial da Secretaria de Estado da Cultura. A abertura ocorre dia 18 próximo, das 19h30 até as 22h, na Oficina Cultural Pagu, na Praça dos Andradas, sem número, antiga Cadeia Velha, no Centro, em Santos. A visitação aberta ao público ocorre de 19 de outubro a 19 de novembro, das 13h às 22h – de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 9h às 18h

Ana Luisa Howard de Castilho

Arquiteta e urbanista, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas e doutora em Planejamento Urbano e Regional pela FAU-USP, foi consultora para o Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Vila de Paranapiacaba e responsável técnica por sua indicação ao World Monuments Fund como um dos Cem Monumentos Ameaçados do Mundo. Atuou na definição da Zona Especial de Interesse do Patrimônio/Paranapiacaba e como consultora para as questões da preservação do Pátio Ferroviário. Foi co-organizadora e coautora do livro Intervenções em centros urbanos – objetivos, estratégias e resultados e é autora do capítulo “Turismo em Paranapiacaba: revitalizando a economia e reabilitando a Vila” do livro Gestão Ambiental e Sustentabilidade no turismo. Produtora executiva e coordenadora de pesquisa do documentário: “Porto de Santos: navegando pela história”, coautora do livro “Porto de Santos e a história do Brasil”, um dos dez finalistas da categoria Didático e Paradidático do Prêmio Jabuti 2011 e autora do livro” Itatinga: a hidrelétrica e seu legado”.

 

Serviço

EXPOSIÇÃO | 19 de Outubro a 19 de Novembro 2011

OFICINA CULTURAL PAGU | Praça. dos Andradas s/nº – Cadeia Velha | Santos | SP | tels. (13) 3219-7456 / 3219.2036

HORÁRIO DE VISITAÇÃO | segunda a sexta-feira 13h às 22h | sábados 9h às 18h

ENTRADA FRANCA