Texto porLudmilla Rossi
Santos
TAGs

palestra

Palestras fantásticas e gratuitas na SAMBA – Semana de produção multimídia 2011

A SAMBA – Semana de produção multimídia 2011 começa na semana que vem. A partir de 09 de maio você poderá conferir palestras fantásticas, com excelentes profissionais, de forma gratuita. O evento é aberto ao público em geral, mas pede-se que as pessoas levem um mínimo de 1kg de alimento por evento ou 3kg por todas as palestras. Os alimentos doados vão para o projeto Dividindo para Somar, parceiro desde o primeiro evento em 2007.

As palestras da noite, de 9 a 13 de maio, começam as 19h e no sábado, dia 14 de maio as 10h. Todas são no Auditório do Bloco E., em comemoração aos 5 anos do curso de Produção Multimídia da Unisanta.

PROGRAMAÇÃO – V SAMBA
SEMANA DE PRODUÇÃO MULTIMÍDIA 2011

SEGUNDA DIA 9 DE MAIO – assunto da noite Identidade Visual e Logotipia
“MARCA DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 EM DETALHES”
Tania Savaget (Diretora de Estratégia e Branding, Diretora do Núcleo de Inspiração e Estratégia), Paula Marchiori (Executiva de Branding) e Mario Rosa (Executivo de Branding)
O Estúdio Tátil Design possui mais de 20 anos de experiência na construção de marcas, mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, uma carteira de clientes formada por grandes empresas de diferentes segmentos. A Tátil é uma consultoria de estratégia, construção e gestão de marcas, que usa o branding e o design para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas. A empresa possui escritórios no Rio e em São Paulo, conta com mais de 100 colaboradores, em um grupo multidisciplinar composto por designers e profissionais de planejamento, estratégia, negócios, redatores e biólogos, entre outros. Na V SAMBA a Tátil Design fala de uma das marcas de maior visibilidade mundial dos próximos seis anos, que representa os Jogos Olímpicos Rio 2016. Fruto de um processo cocriativo e colaborativo de quase dois meses e que reuniu uma grande equipe multidisciplinar dos escritórios Rio e São Paulo. A Tátil encontrou uma solução original, que traduz a essência dos Jogos. “É a marca síntese do calor humano, da paixão e transformação”. Ao longo de todo o trabalho, foram desenvolvidas pela agência mais de 50 marcas diferentes para se chegar à final.

TERÇA DIA 10 DE MAIO – assunto da noite Video
“CRIAÇÃO COLETIVA”
Galeria Experiência: Davi Boarato, Juliana Nadin, Daniel Gutierrez, Diego Lajst e Ali Cameron
A Galeria Experiência existe desde 2008. Seus filmes são guiados pela estética fotográfica e mesclam foto, vídeo, áudio e texto. Entre seus trabalhos podemos citar a direção do comercial do festival de música SWU e a direção de fotografia do programa Base Aliada, do canal GNT. Dirigiram em 2010 o documentário We.Music, que retrata a cena independente musical de São Paulo e foi selecionado para In-Edit Brasil em 2011, Festival Internacional do Documentário Musical. Tiveram trabalhos expostos em mostras de São Paulo, como no Itaú Cultural e na galeria Virgílio, e na Inglaterra, durante o Collectives Encounter at Format International Photography Festival 2011. Na V Samba o tema será Criação Coletiva e a Galeria Experiência irá conversar com o público sobre o vídeo na era da internet e o trabalho coletivo, a ideia é que tudo isso seja mais uma troca com a plateia e menos uma palestra.

QUARTA DIA 11 DE MAIO – assunto da noite arte, design e tecnologia multimídia
“ARTE, TECNOLOGIA E MULTIMÍDIA”
Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand – PROJETO SCIARTS
Formado em Matemática pela PUC-SP, Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand, fez mestrado em Multimeios no Instituto de Artes da UNICAMP. É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Utilizando um enfoque semiótico, realiza uma pesquisa acerca das relações entre as linguagens da matemática e da arte. Participou de vários eventos internacionais de Arte-tecnologia. Desde 1995 trabalha com instalações multimídia interativas e realiza sistemas hipermídias para rede local e internet junto com o grupo de artistas da SCIArts, que é uma Equipe Interdisciplinar que desenvolve seus projetos na intersecção entre Arte, Ciência e Tecnologia. A Equipe possui um núcleo fixo de pessoas, mas desenvolve os projetos com co-participantes (técnicos, cientistas, teóricos e artistas) que variam de acordo com as características de cada projeto. Na V SAMBA falará sobre as formas de representação artísticas que há muito estiveram apoiadas no ponto fixo, e que hoje dão lugar à virtualidade das redes, a multiplicidade de conexões que podem ser estabelecidas através da grande variedade de dispositivos sensórios que dispomos e das diferentes formas de compreender o espaço-tempo e o conceito de identidade .

QUINTA DIA 12 DE MAIO – assunto da noite Games
“GAME DEVELOPMENT: COMO FUNCIONA UM STUDIO E QUAIS AS OPORTUNIDADES ATUAIS”
Winston Petty
Winston Petty é um dos pioneiros da indústria de desenvolvimento de jogos no Brasil e entusiasta desde a infância. Santista, com formação em Ciência da Computação e Design Digital e empresário a mais de 10 anos. Também é diretor da Abragames, a Associação Brasileira das empresas de desenvolvimento de jogos, onde foi presidente. Com experiência em jogos de entretenimento, propaganda e treinamento, ganhou prêmios no mercado interno e também a aprovação de projetos nas principais agências de fomento brasileiras, além de publicar Freekscape, o primeiro game original brasileiro em consoles internacionalmente. Na V SAMBA Winston vai falar sobre Como funciona um studio de games? Quem faz o que, quais são os papéis? Como o game é criado? Abordará também as mudanças no mercado de games nos últimos anos e onde moram hoje as oportunidades.

SEXTA DIA 13 DE MAIO – assunto da noite: design, arte e ilustração
“ UM CRIADOR DE IMAGENS”
Morandini
Criar imagens! Esta é a melhor definição para aquilo que Morandini vem fazendo há vários anos. Atuando através de seu próprio estúdio desde 1985, Morandini se equilibra numa faixa estreita, espécie de fronteira entre o design e a arte. Sem rótulos ou definições muito precisas, Morandini desenha logotipos, faz ilustrações e cria murais e obras de arte corporativas para empresas de várias partes do Brasil e do mundo. Participou como artista convidado de duas edições da Cowparade, o maior evento de arte pública do mundo. Foi vencedor de uma categoria do International Postage Stamp Design Contest, promovido pelo Ministério da Cultura da Coréia do Sul. É a segunda vez que Morandini vem falar com os alunos do Curso de Produção Multimídia, da primeira vez em 2009 ele abriu a III SAMBA, e desde então sempre perguntam quando ele vai voltar. Desta vez Morandini encerra as noites de eventos da semana com um bate-papo aberto e descontraído sobre design, arte, imaginação, carreira e o uso do desenho no mundo das imagens e, temos certeza, que será ótimo como da primeira vez. Para saber sobre este primeiro encontro leia o que ele postou em seu blog na época aqui.

SÁBADO DIA 14 DE MAIO – assunto da noite: Trilha sonora de cinema
“A MÚSICA DO FILME”
Tony Berchmans
Tony Berchmans é compositor e produtor musical. Vem atuando desde 2001 na Sound Design, produtora especializada na criação e produção de fonogramas publicitários, tendo trabalhado para clientes como GM, Kodak, Banco do Brasil, Microsoft, Telefônica, Johnson&Johnson, Gessy Lever, Procter&Gamble, Bradesco, Fiat, Itaú, Volkswagen, Tam, entre vários outros.Em maio de 2007, foi o curador do “Música em Cena – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema”. É autor do livro “A MÚSICA DO FILME – Tudo o que você gostaria de saber sobre a Música de Cinema”, lançado em maio de 2006 pela Escrituras Editora. Na V SAMBA falará sobre como a música é uma poderosa ferramenta dramática na narrativa cinematográfica e propõe uma breve e intensa exposição da importância da música composta para os filmes, sua história e significância no universo da produção cinematográfica. Através da ilustração com trechos de músicas e filmes, o participante é convidado a repensar as possibilidades que a música oferece como um dos principais elementos do conjunto de uma obra audio-visual.