Texto porJuicy Santos
Santos

Curso: Conheça Santos por meio da Literatura

Estão abertas as inscrições para a oficina Conheça Santos por meio da Literatura – A nossa cidade vista pela poesia, ficção, textos históricos e relatos de viagem, que o jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes realiza no Fórum da Cidadania e Cultura de Santos.

Serão 12 encontros toda quarta-feira a partir de 4 de maio, sempre das 19h30 às 21h30. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas na sede do Fórum, na Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande. O interessado deve ter no mínimo 15 anos e levar RG e CPF. Confira aqui a lista completa e data do início das demais oficinas oferecidas pelo Fórum, entre as quais Literatura, Fotografia, Vídeo e Dramaturgia.

curso literatura
O objetivo da oficina é oferecer aos participantes um panorama das obras literárias que têm a cidade e o porto de Santos como cenário, lendo e discutindo textos escritos por autores que aqui vivem e viveram, como Roldão Mendes Rosa, Ranulpho Prata, Narciso de Andrade, Flávio Viegas Amoreira, Alberto Martins, ou que por aqui passaram, como Pablo Neruda, Elizabeth Bishop, Oswald de Andrade, entre outros.

Currículo
Alessandro Atanes é mestre em História Social pela Universidade de São Paulo com a dissertação História e Literatura no porto de Santos: o romance de identidade portuária Navios Iluminados (2008, baixe aqui), sobre como o ambiente portuário é descrito pela ficção deste romance de 1937 escrito por Ranulpho Prata e sobre como ela se relaciona com textos de outros escritores sobre o porto de Santos, como Pablo Neruda, Elizabeth Bishop, Blaise Cendrars e Jorge Amado, entre outros. Possui especialização em História e Historiografia e graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1995). É servidor público do município de Cubatão, onde atua no Departamento de Imprensa.

A partir de sua pesquisa, o autor fez o texto-base e as composições do espetáculo Rota Literária: um passeio poético pelo porto de Santos, encenado em uma escuna como parte do seminário Literatura: Por quê?, Desafios na Formação de Leitores, realizado em maio de 2010 pelo Sesc Santos.

É colunista do site PortoGente desde 2005, onde produz semanalmente textos sobre as relações entre História e Literatura, e um dos criadores e editor do blog Revista Pausa, de literatura e artes. Desde 2010 ensina Metodologia da Pesquisa para a pós-graduação em Assessoria de Imprensa e Telejornalismo no Centro Universitário Monte Serrat, em Santos.

Texto: Alessandro Atanes