Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Yoga para todas as idades: entrevista com a professora e jornalista Adriana Vieira

No início dos anos 2000, a jornalista Adriana Vieira tinha dois empregos – um Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santos e outro na produção do programa Estação Saúde, de Drauzio Varella. Mas a yoga sempre esteve presente em sua vida. Mesmo antes de a modalidade ocupar as chamadas das capas de revistas de fitness, ela já era praticante.

yoga

Em 2004, Adriana mergulhou de cabeça na cultura da yoga. Foi para a Índia estudar sobre o assunto e lá ficou por um mês. De volta ao Brasil, fez pós-graduação em Yoga na FMU, em SP. Apesar de ainda trabalhar com jornalismo nessa época, sentiu que precisava de uma mudança de vida. “Um dia, minha professora precisava de alguém pra dar aula no lugar dela, pois o filho dela estava no hospital. Então, me chamou para dar dois dias de aula e aí nunca mais parei”, lembra Adriana.

Na Holanda, terra natal de seu marido, estudou yoga pré-natal e começou a disseminar essa corrente da modalidade aqui em Santos. Adriana também comanda a prática de yoga para crianças de 4 a 9 anos no colégio Jean Piaget (que fofo!!). Agora, foi o jornalismo que ficou em segundo plano: escrever, só nas horas vagas.

A Adriana conversou com o Juicy sobre os benefícios da yoga.

Para você, qual é a definição de yoga?
Yoga é uma prática que engloba os exercícios psicofísicos (ásanas: corpo e mente num mesmo foco), respirações (pranaymas) e atenção plena, ou seja, estar somente onde se está!  Através do corpo aprendemos a conduzir nossa mente, e perceber nossos limites e virtudes. O autoconhecimento é o foco principal para alcançarmos a plenitude física e mental.

Para quem a yoga é indicada?
Para todos que querem viver com mais saúde e usufruindo do melhor de si mesmo. Todos podem praticar! Yoga não é se contorcer ou apenas chegar a elaborar uma postura. Yoga é o caminho que percorremos pra chegar a essa postura, e cada um tem uma anatomia, cada pessoa é única, e não devemos querer fazer igual ao outro, e sim, o melhor que podemos fazer hoje. Assim, se respeitando, você poderá ir progredindo dentro do seu próprio limite, com esforço contínuo, e sempre com amor próprio (ahimsa), um dos princípios éticos do Yoga (Nyamas e Yamas).

Existe uma idade mínima ou máxima?
Dou aula para crianças a partir de quatro anos, quando elas começam a ter um domínio maior do seu corpo e a noção do espaço e ainda equilíbrio. Mas claro, cada criança também deve ser respeitada. Mas antes dos quatro anos é melhor apenas brincar e praticar uma introdução ao Yoga, e não praticar realmente.Na Índia, se indica, antes dos 4 anos a massagem conhecida por Shantala, em que as mães aplicam nos bebês a partir de um mês, até quando a criança deixar…e se sentir bem.Nos cursos de Shantala que dou em Santos, temos bebês entre 1 a 9 meses. Depois, as mães podem continuar a fazer em seus filhos.

Como atividade física, o que a yoga proporciona para o praticante?
O Hatha Yoga é um trabalho corporal com isometria, ou seja, manter-se numa postura fortalece o músculo proporcionando um melhor tônus muscular. Melhora ainda o condicionamento físico e traz um importante trabalho de consciência corporal. A pessoa que tem um autoconhecimento se respeita mais pra aprender ir além para ir progredindo, sem se machucar, e também sabe a hora que não deve exigir mais de si, tratando-se sem violência (ahimsa) mas também com disciplina (tapas).

adriana vieira dá aulas de baby yoga

No sábado, dia 26 de março, a Adriana vai dar uma aula especial e gratuita no Sesc Santos sobre yoga pré-natal. Podem participar mulheres que estão entre o terceiro e o oitavo mês de gestação. Vai ser às 10h30 horas. O Sesc fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida. Mais informações pelo telefone (13) 3272-5252.