Só é perfeito para nós, quando é seguro para você. Grupo Yamam.

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Elevador: tem etiqueta pra esse espaço tão pequeno?

Algumas regrinhas simples evitam tretas no elevador nos prédios

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você mora em prédio, sabe que o elevador é um território de convivência diária (ou até várias vezes no dia!). Apesar da brevidade do trajeto, quem nunca viveu uma situação de constrangimento ou até brigas dentro desse pequeno espaço comum? Conversas em voz alta, cheiros fortes, pressa para apertar o botão e outras pequenas atitudes podem virar algo grande. Mas não precisa ser assim. Boas práticas na vizinhança estimulam respeito e cordialidade entre moradores, evitando os incômodos que pesam o clima nos condomínios. 

www.juicysantos.com.br - Elevador tem etiqueta pra esse espaço tão pequeno

Regras não escritas

Entre os problemas comuns nos elevadores, há os barulhos excessivos, uso inadequado do espaço como falar alto ou ocupar lugar demais, entrar em múltiplos elevadores simultaneamente causando desperdício de energia e filas desorganizadas. E isso vale tanto para o elevador social quanto de serviço, em edifícios residenciais ou comerciais. 

Normas implícitas, como manter o silêncio ou usar fones de ouvido, evitar fragrâncias fortes e proibição de fumar, são essenciais para evitar tretas.

Inclusive, vale sempre lembrar a distinção entre elevador social e de serviço. O primeiro é para pessoas e o segundo para cargas, como mudanças e animais. Se todo mundo pegar direitinho, não tem problema. 

Boas práticass

A legislação local proíbe qualquer tipo de discriminação no uso do elevador. E normas técnicas reforçam restrições como limite de capacidade e uso seguro do equipamento. Recomenda-se a presença de avisos e cartazes que alertem sobre regras, horários para transporte de cargas e orientações para emergências.

Algumas administradoras investem em cartazes criativos e informativos para reforçar a etiqueta e informar moradores de forma visual e objetiva e até telas que exibem avisos do condomínio em alguns casos. 

E as crianças e adolescentes?

É importante falar desde cedo sobre respeitar as regras do elevador com crianças e adolescentes. Isso é fundamental para tornar-los conscientes do espaço coletivo e da necessidade de esperar sua vez, manter o silêncio e respeitar idoso ou pessoas com deficiência. Reforçar o diálogo em família e com a escola, além de exemplificar com orientações nas áreas comuns, ajuda a formar cidadãos cuidadosos e respeitosos na convivência.

Dicas práticas: o que fazer e o que evitar no elevador

  • Faça fila organizada e espere sua vez com paciência.
  • Não fale alto nem ligue o viva-voz do celular.
  • Use fones de ouvido para ouvir música.
  • Cuidado com a selfie! Se tiver mais gente no elevador, evite.
  • Evite perfumes ou alimentos com cheiro forte.
  • Nunca fume no elevador.
  • Chame somente um elevador por vez.
  • Dê preferência para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
  • Respeite a capacidade máxima do equipamento.
  • Aguarde os passageiros saírem antes de entrar.
  • Síndicos devem promover diálogo e mediação para conflitos.

O Grupo Yamam ajuda a melhorar sua vida em condomínio

Este é um conteúdo apoiado pelo Grupo Yamam, referência em soluções completas para condomínios na Baixada Santista e região metropolitana de São Paulo. Com mais de 16 anos de mercado, oferece serviços especializados que garantem o bom funcionamento e a valorização dos empreendimentos residenciais e comerciais, que vão desde limpeza até segurança patrimonial, com o apoio de tecnologia avançada e atendimento personalizado.

Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.

    Avatar
    Texto por

    Contato