18/10/2017 Por Victória Silva Novidades gastronômicas, Santistas por aí

O melhor sushiman do Brasil é da Baixada Santista

Um ingrediente é característico da gastronomia #013: o peixe.

Afinal, se somos caiçaras e amamos as tardes com vista pro mar, não teríamos como não apreciar o sabor vindo dele, né? Um povo apaixonado por peixe é, também, amante da culinária japonesa.

Por isso, tem temakeria em TODOS OS SHOPPINGS DA CIDADE. Isso sem falar nas que ficam espalhadas pelas ruas e os inúmeros restaurantes com cardápio variado e cheio de preparos de salmão, com shoyu, hashi, wasabi e outros itens tipicamente orientais.

Para completar a lista, agora podemos dizer que o melhor sushiman do Brasil é da Baixada Santista.

leonardosushiman

O nome do cara é Leonardo Pacheco Gonçalves e ele vem do Guarujá.

O melhor sushiman do Brasil

O caiçara recebeu o título depois de vencer a segunda edição da Copa Brasil Best Sushiman, realizada durante a feira Asian & Seafood Show. Agora ele vai representar o país no campeonato mundial World Sushi Cup, no Japão.

O concurso foi realizado no início de outubro, em São Paulo, e o Leonardo está até agora sem acreditar na premiação.

“Eu realmente não esperava esse reconhecimento, os outros 16 competidores eram de alto nível. Estou muito emocionado”.

Entre as provas estava o preparo, ao vivo e em frente do público e aos jurados, de dois tipos de sushi, o tradicional e o contemporâneo.

Formado em gastronomia em 2010, o sushiman atribui o reconhecimento aos estudos. Desde que saiu da faculdade, ele está constantemente em busca de novas técnicas, sem deixar de lado o respeito à gastronomia tradicional japonesa e isso pode ter influenciado a decisão dos jurados.

Leia também
Sobremesa santista é 2ª colocada em concurso nacional de chocolate

Antes de embarcar para o Japão para representar o país no campeonato mundial – a viagem foi o prêmio da competição – Leonardo irá conhecer as instalações da CERMAQ (um dos maiores produtores mundiais de salmão) no Chile, com passagem e hospedagem pagos pela empresa.

Ele ganhou ainda um curso de seis meses de japonês da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Onde provar os pratos do cara

Asian food II (1)

A gente viu essa notícia e ficou morrendo de vontade de provar um dos pratos do cara.

Se você também tá com água na boca, o Juicy Santos te dá o endereço: Leonardo trabalha no Tomihama Sushi, que fica na Av. Gen. Rondon, 182 , Jardim Astúrias, no Guarujá.