11/07/2017 Por Flávia Saad Arte, Novidades da cidade

Exposição celebra o mês do rock na Pinacoteca de Santos

Rock and roll is here to stay, já dizia Neil Young em Hey Hey  My My, um dos hinos do gênero que, em pleno 2017, continua mais vivo do que nunca.

E se o rock segue firme e forte nos corações e ouvidos dos apaixonados por música é por causa de projetos como o Zona Punk, site que há 18 anos fala “sobre as bandas que os outros não falam”.

www.juicysantos.com.br - exposição anual zona punkFoto: Maíra Batista para Zona Punk

Pra comemorar a maioridade do veículo, comandado pelo santista Wladimyr Cruz, e também o mês do rock, a Pinacoteca Benedicto Calixto recebe a exposição Zona Punk, que fica no local até 30 de julho.

São 30 imagens clicadas pelos fotógrafos do site, Daniel Silva e Maíra Batista.

Elas resgatam momentos importantes da produção de shows do gênero musical no Brasil, como shows ao vivo de nomes clássicos do punk e rock alternativo mundial, como Bad Religion, NOFX, Boom Boom Kid, Papa Roach e Rancid. Também marcam presença na expo fotos dos santistas do Garage Fuzz e The Bombers.

A abertura rola no Dia do Rock, 13 de julho (quinta-feira), a partir das 18 horas, em frente ao Bistrô Calixto.

“Há alguns anos fazemos esse tipo de exposição, e cada vez ela aconteceu em um lugar diferente, espaços alternativos, casas noturnas, etc. mas esta é a primeira vez em uma pinacoteca. E só mesmo uma cidade como Santos, que já foi tão famosa por seu cenário alternativo, para no dia do rock legitimar a fotografia de bandas punk e hardcore como arte, e expor esse material em um espaço público”, explica Cruz.

www.juicysantos.com.br - show nofx no brasil daniel silvaFoto: Daniel Silva para Zona Punk

Som na caixa

Com presença dos fotógrafos e da equipe Zona Punk, o evento de abertura não poderia deixar de ter muito rock como trilha sonora.

Hopeless Winner, o projeto acústico de Denis Trombino (ex-Overjoyed), vai embalar a noite com canções autorais e covers de bandas como Face to Face, Thrice, Social Distortion, Sense Field, entre outros.

A discotecagem fica por conta de João Fera (proprietário da Sound of Fish).

Este ano, a mostra é realizado numa parceria entre o Zona Punk e o Santos Film Fest – Festival de Filmes de Santos.

A Pinacoteca Benedicto Calixto fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão.

A exposição pode ser visitada entre os dias 14 e 30 de julho, das 9 às 18 horas, com entrada franca.

Zona Punk

No ar desde 1999, a plataforma cobre o cenário alternativo e independente brasileiro com produção diária e ininterrupta de material autoral.

Com a cobertura semanal de shows, o site abriga um enorme registro dos principais shows internacionais de rock acontecidos nos últimos 18 anos no país. Parte destas fotos é apresentada anualmente em uma exposição que, a cada edição, recebe novo material e novo formato em sua apresentação.