Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Zona Noroeste de Santos: tradição e história

A história de Santos começou a ser escrita no Centro Histórico para, logo em seguida, migrar para a orla. Mas você sabe como e quando a Zona Noroeste de Santos começou a ser povoada? 

É possível que você sequer tenha pensado nisso, já que um erro de muitos santistas é esquecer de uma parte tão importante da cidade. Só que isso vai mudar após a leitura dessa matéria. Afinal, 29 de agosto é aniversário da Zona Noroeste de Santos. O bairro soma nada menos que 42 anos de tradição e história. Então, vale a pena conhecer melhor essa parte da cidade!

Zona Noroeste de Santos

www.juicysantos.com.br - Zona Noroeste de SantosImagem: Reprodução/Anderson Bianchi

Há cerca de 50 anos, a região mais próxima da praia em Santos começou a ficar cheia. Casas, carros, comércios… Os espaços para construções foram se esgotando e, por isso, a região após os morros começou a ser desbravada. Assim nasceu a Zona Noroeste de Santos, espaço onde até então ficava um mangue.

E aqui vale um comentário: muitos santistas acham que a ZN é um bairro ou somente os arredores do sambódromo (o nome popular da Passarela do Samba Dráuzio da Cruz). No entanto, essa ideia não faz sentido, já que estamos falando de uma região que concentra 16 bairros da cidade e mais de 80 mil moradores (!)

A Zona Noroeste de Santos ocupa mais de 12 MIL QUILÔMETROS QUADRADOS.

Bairros que fazem parte da Zona Noroeste de Santos

  1. Alemoa;
  2. Areia Branca;
  3. Bom Retiro;
  4. Caneleira;
  5. Castelo;
  6. Chico de Paula;
  7. Piratininga;
  8. Rádio Clube;
  9. Saboó;
  10. Santa Maria;
  11. São Manoel;
  12. São Jorge;
  13. Ilhéu Alto;
  14. Porto Alemoa;
  15. Porto Saboó;
  16. Vila Haddad.

O que fazer na Zona Noroeste de Santos?

www.juicysantos.com.br - Zona Noroeste de Santos

Também há quem imagine que a galera da ZN se locomove para o lado praia da cidade para fazer qualquer coisa. Mais um engano de quem não conhece a cidade. Além de ter um comércio bem forte em alguns dos bairros, com mercados, lojas de roupa e outros segmentos, por exemplo, a Zona Noroeste de Santos também tem locais para lazer e vários pontos turísticos.

O Jardim Botânico Chico Mendes, o teatro e o complexo do Sesi e o Engenho dos Erasmos são provas disso.

Mas, claro, existe a questão de várias coisas chegarem primeiro aos bairros mais conhecidos da cidade. Neste sentido, trata-se de uma batalha a ser vencida.

“Eu já tive oportunidade de ir para outros bairros ou cidades, mas gosto muito daqui. Os vizinhos são bons e o bairro tranquilo. Existem problemas sim, mas onde é que não tem?”, comenta Luís dos Santos, morador da Vila São Jorge.

Construções que fazem parte da história da cidade na Zona Noroeste de Santos

  • Cemitério do Saboó;
  • Engenho de São Jorge dos Erasmos;
  • Instituto Arte no Dique;
  • Jardim Botânico Chico Mendes;
  • Monumento O Peixe, de Rica Mota;
  • Passarela do Samba Dráusio da Cruz;

Gastronomia na Zona Noroeste

Mas não é só de passeios que se vive, né? Quando bate a fome, existem vários locais que a galera ama pela ZN. E aqui temos que reparar um erro: o Juicy Santos é conhecido por dar dicas de onde comer e nós amamos conhecer lugares novos, mas raramente vamos desbravar a gastronomia da Zona Noroeste.

Por isso, pedimos dicas a quem mais conhece a região: os próprios moradores. Assim, eles nos indicaram alguns dos melhores sabores locais.

Jovinos Restaurante
Onde: Av. Jovino de Melo, 609

Casanova – Pizzaria e Restaurante
Onde: Av. Álvaro Guimarães, 227, Radio Clube

Marinho Restaurante
Onde: Av. Jovino de Mello, 361, Areia Branca

Japoó Temakeria
Onde: Rua Maria Mercedes Fea, 27, Saboó

Em resumo, a história da Zona Noroeste em Santos é feita por trabalhadores e a região já é tradicional na cidade.

Além de pessoas incríveis, os 16 bairros têm muitas histórias e locais que merecem ser conhecidos. Por isso, vale trocar a praia e conhecer essa parte da cidade.

Vida longa e visibilidade para a ZN!

Ah, e quem quiser acompanhar mais sobre o dia a dia da ZN, indicamos: