Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Tour gratuito no Centro Histórico de Santos: como funciona o passeio

Sim, é isso mesmo que você leu: tem um novo tour gratuito no Centro Histórico de Santos. A partir de agora, santistas e pessoas que vêm fazer turismo em Santos podem conhecer o Centro Histórico em um formato de walking tour totalmente de graça.

E como isso funciona?

São duas saídas diárias de aproximadamente uma hora de passeio. O ponto de encontro é a Estação do Valongo, sempre às 11 e às 15 horas. Para participar, basta chegar 10 minutos antes.

O tour do Centro Histórico de Santos passa por ruas importantes para a história e o crescimento da cidade. Tudo isso, claro, permeado com curiosidades e informações durante o percurso.

Roteiro do tour gratuito no Centro Histórico de Santos

Uma das atrações fica, justamente, com parte do acervo dos bondes de Santos. Eles estão em exposição nas proximidades do ponto de encontro.

www.juicysantos.com.br - tour gratuito no Centro Histórico de SantosFoto: PMS/divulgação

A partir dali, os participantes percorrem locais como o Museu Pelé, o Santuário Santo Antônio do Valongo, a Casa da Frontaria Azulejada, Museu do Café, a Associação Comercial de Santos, o prédio de Construtora Phoenix, o Palácio José Bonifácio (onde fica a Prefeitura de Santos), o prédio dos Correios, Pantheon dos Andradas, a estátua do “BoniSelfie” e o conjunto do Carmo.

www.juicysantos.com.br - tour gratuito no Centro Histórico de Santos

Como participar do tour gratuito no Centro Histórico de Santos

É só se apresentar com 10 minutos de antecedência no Largo Marquês de Monte Alegre. Não é necessário fazer inscrição ou retirar senha.

A iniciativa da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e funciona enquanto a linha turística do bonde não operar durante a semana, em virtude das obras de revitalização na Rua Tuiuti.

Aproveite para comer no Centro Histórico de Santos

Quem estiver por lá pode aproveitar para almoçar, tomar um lanche ou café em alguns dos pontos gastronômicos mais interessantes dessa parte da cidade:

  • Estação Bistrô (Largo Marquês de Monte Alegre, s/n)
  • Café Carioca (Praça Mauá, 1)
  • Super Vegetariano (Rua XV de Novembro, 100)
  • Lyon (Rua do Comércio, 32)
  • Tasca do Porto (Rua XV de Novembro, 115)
  • Bar e Restaurante Paulista (Rua São Bento, 15/17)
  • Rei do Café (Rua Gonçalves Dias, 34/36)