Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

3 motivos para você tomar a vacina da COVID-19 quando for a sua vez

  • 2
    Shares

A vacina da COVID-19 já está entre nós. 

Em Santos e todas as cidades da região, a vacinação já começou com profissionais da saúde. Logo em seguida, deve ser aplicada também entre os idosos. Por aqui, nós comemoramos esse avanço tão importante. Mas recebemos algumas mensagens não tão felizes assim lá no Instagram

Alguns seguidores disseram preferir não ser imunizados. Numa clara cópia do discurso do presidente, eles juram de mãos juntas: é a minha vida e eu faço como achar melhor. 

juicysantos.com.br - motivos para você tomar a vacina da COVID-19Imagem: Reprodução/Unsplash

A verdade é que, infelizmente, não funciona bem assim e vários profissionais da área já explicaram. Mas, se você tem dúvidas, nós reunimos 3 razões para você tomar a vacina da COVID-19 assim que chegar a sua vez na lista. 

Motivos para você tomar a vacina da COVID-19 

1. Não é só sobre você

Apesar de parecer que, ao se vacinar você está apenas se protegendo, na verdade, quando um grande número de pessoas recebe a imunização, é possível acabar com a circulação do vírus. O que é popularmente chamado de imunidade de rebanho.

O sarampo e a febre amarela, por exemplo, são doenças que deixaram de existir por conta da grande quantidade de pessoas vacinadas.

O número de vacinas necessárias para que isso aconteça varia de acordo com a doença. Mas, em média, fica entre 85 e 95% da população. Em outras palavras: se a adesão da vacina for baixa, provavelmente a pandemia se estenderá ainda mais.

2. A vacina é de confiança 

Quando o Instituto Butantan divulgou o resultado da Coronavac, muita gente ficou em dúvida se os números eram, de fato, positivos.

A eficácia global é de 50,4%, ou seja, mais da metade das pessoas que se vacinam não desenvolvem a doença. Já entre quem desenvolve, 78% das pessoas vai ter só uma gripe e 100% de quem tiver sintomas mais graves vai ficar bem. Só para ilustrar, a eficácia da vacina de BCG (aquela que deixa marca no braço) varia entre 46 e 100% e a de tuberculose tem 60%.

Além disso, vale lembrar que a Coronavac não está sendo usada só no Brasil.

Países como China, Chile, Turquia e Indonésia também optaram pelo imunizante.

3. Você vai proteger as próximas gerações

Além de a vacina salvar a sua vida e a de quem você ama, ela também pode garantir a segurança das próximas gerações. Nas quais, possivelmente, seus filhos e netos vão viver. Isso porque, historicamente, várias doenças que causaram grandes problemas foram resolvidas por conta da vacina e, hoje em dia, não existem mais. Lembra da poliomeliete? Então…

Se você acha difícil imaginar o mundo sem coronavírus, saiba que isso depende apenas de você 🙂

Tudo sobre a campanha de vacinação em Santos

Em resumo, o cronograma de vacina da COVID-19 em Santos segue o calendário divulgado no Plano Estadual de Imunização (PEI). E o mesmo se refere ao restante das cidades da região.

Segundo o PEI, os grupos prioritários para vacinação são os profissionais de saúde em atividade e as pessoas com mais de 60 anos, que serão vacinados de forma escalonada.

A primeira fase segue até 22 de março, quando todos tomarão a segunda dose. Logo em seguida, a próxima fase deve começar – mas o cronograma dela ainda não saiu.

Vamos seguir noticiando aqui as próximas etapas.