Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Drive-thru de teste de coronavírus em Santos: entenda como vai funcionar

O combate à COVID-19 em Santos continua.

Até o momento, a cidade já tem mais de 1.200 casos confirmados da doença. E, agora, como forma de intensificar a testagem, será lançado um drive-thru de teste de coronavírus em Santos. A novidade começa nesta quarta-feira, 13 de maio, e segue até a sexta-feira da mesma semana.

O atendimento acontece na área externa do Mendes Convention Center, das 8 às 14 horas.

Tudo sobre o drive-thru de teste de coronavírus em Santos

No total, serão disponibilizados 10 mil exames para o drive-thru. Quem pode fazer? Santistas com sintomas da COVID-19, ou seja, febre ou quadros respiratórios.

“Com a criação deste centro, a nossa capacidade de testagem da população será multiplicada nesta semana”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

juicysantos.com.br - Drive-thru de teste de coronavírus em Santos

Os interessados em fazer o exame devem estar de carro ou de moto. Primeiramente, serão direcionados a área de cadastro, onde devem apresentar:

  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência.

Em seguida, os pacientes têm a temperatura verificada (por termômetro de testa) e a oxigenação no sangue (oxímetro) e passam por uma entrevista de avaliação. Tudo isso sem sair do veículo. Quem estiver dentro dos critérios, será encaminhado para o setor de teste rápido, onde ocorre a coleta de sangue para análise, após pequeno furo no dedo.

O resultado fica pronto em 15 minutos. Se a presença do vírus for confirmada, a pessoa vai para a coleta de amostras (naso e orofaríngeo) em outro espaço, que confirmará ou descartará o diagnóstico.

Onde fazer o exame da COVID-19 em Santos

Além do drive-thru de teste de coronavírus em Santos, também existem outros locais onde você pode fazer o exame em Santos. O teste oferecido pela Prefeitura, por exemplo, tem o resultado divulgado em até 48 horas. E, além disso, é gratuito.

Para completar, laboratórios e hospitais também oferecem o exame. Mas, nesse caso, é necessário pagar. Se você quiser conferir a lista, clique aqui 🙂