Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Confira onde fazer o teste do coronavírus em Santos

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Uma das grandes preocupações nesse período de pandemia é: será que eu estou infectado? 

Com o número de informações que recebemos a todo momento, a gente se pega pensando a respeito. Aliás, tem até meme relatando essa preocupação que surge do nada. O meme é engraçado, mas a situação é real e a gente precisa ficar atento o tempo inteiro.

Se você estiver sentindo de fato os sintomas e achar que precisa de ajuda, procure um médico. Lembre-se de só ir ao hospital se for estritamente necessário e tomando todos os cuidados – como, por exemplo, usar máscara.

Para te ajudar nesse momento, nós listamos os locais onde é possível fazer o teste do coronavírus em Santos.

www.juicysantos.com.br - onde fazer o teste do coronavírus em santos

Onde fazer o teste do coronavírus em Santos

1. Cellula Mater

Todas as unidades do Cellula Mater (Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão) fazem o exame do coronavírus. O laboratório usa o novo método de testagem, ou seja, teste de Anticorpos Coronavírus (IgG e IgM). Para fazer o exame, é necessário ter um pedido médico.

Na unidade da Cellula Mater da Bernardino de Campos (em frente ao Hospital Beneficência Portuguesa), o resultado sai em apenas 1 hora. 

Além disso, a Cellula Mater tem um serviço inédito em Santos chamado Lab Express. No caso, mais de 50 tipos diferentes de exames laboratoriais são liberados em 1 hora.

Isso também ajuda no diagnóstico de possíveis patologias desconhecidas e ajuda os médicos na investigação dos sintomas e melhores condutas para os pacientes.

Você tem a opção de aguardar o resultado numa sala (climatizada, com wifi e lanche) ou receber seus resultados pelo WhatsApp ou e-mail. Ou ainda que seus resultados sejam encaminhados diretamente ao médico, com cópia para você.

A Santa Casa de Santos implementou o primeiro drive-thru de teste de coronavírus da América do Sul. O modelo é o mesmo usado na Coreia do Sul, ou seja, você acessa pelo estacionamento e faz exame de dentro do carro. Nesse caso, não é necessário ter pedido médico.

De acordo com as orientações do hospital, devem procurar esse teste pessoas que tiveram contato com infectados ou que estão sentindo os sintomas leves a mais de uma semana.

O exame custa R$ 250 e pode ser parcelado no cartão de crédito.

3. Instituto de Análises Clínicas

O Instituto de Análises Clínicas tem dois tipos de teste: o definitivo e confirmatório e também a sorologia IgA e IGC. Em resumo, o primeiro determina a presença do vírus no organismo independente da presença de sintomas. O resultado leva entre 5 e 7 dias. Já o segundo mostra qual anticorpo já está presente no organismo.

Em ambos os casos, é possível fazer o teste do novo coronavírus em domicílio e também na estrutura de drive thru.

Os interessados não precisam ter o pedido médico em mãos, basta agendar o atendimento através do (13) 3281-3000 ou via whatsapp (13) 99610-9324, caso queriam a coleta em casa, ou então ir ao drive thru localizado na avenida Ana Costa, 402, no estacionamento. Não é necessário agendamento prévio.

E ainda: o IACS é o único laboratório da região habilitado para resultados de casos de coronavírus sem necessidade de contraprova.

4. Clínica Perfil Gestão Ocupacional (Praia Grande)

Em Praia Grande, a população pode fazer o teste em um drive-thru, no estacionamento subsolo do Litoral Plaza. Aplicado das 8 às 14 horas, o teste rápido é realizado com o paciente dentro do veículo. A coleta demora cerca de 3 minutos e o resultado sai no mesmo dia, online.

É indicado que compareça ao drive-thru pessoas que já sentiram ou ainda sentem algum sintoma compatível a Covid-19 há mais de sete dias, como febre, coriza, tosse, cansaço, dificuldade para respirar, dor de cabeça ou outros. O teste rápido custa R$ 250.

Resultado em até 48 horas

Além disso, quem apresentar os sintomas do coronavírus pode procurar uma das unidades de saúde públicas de Santos. Uma coisa legal é que, neste caso, o resultado também é rápido – leva, no máximo, 48 horas para sair. Isso porque, desde 1º de abril, os diagnósticos de coronavírus em Santos são feitos por um laboratório particular. 

As análises ocorrem a partir de testes moleculares, tecnicamente conhecidos como RT-PCR. Ou seja, a partir da amostra de secreções das mucosas nasal e oral. São testes de alta precisão e confiabilidade. Se você quiser saber mais, dá para conferir todos os detalhes aqui no Juicy Santos 🙂

Quando ir procurar o teste do coronavírus em Santos

Embora existam todas essas possibilidades, precisamos lembrar que o teste do coronavírus deve ser feito apenas se houver necessidade. Então, não é para sair de casa e fazer o exame só porque deu um espirro, viu?

Os principais sintomas do COVID-19 são:

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Fadiga;
  • Tosse com catarro espesso.

Pessoas contaminadas também relatam, mas em menor frequência, falta de ar, dores nas articulações e na cabeça. Além disso, podem acontecer arrepios, vômitos e diarreia.

Se você estiver sentindo mais de um desses sintomas, vale a pena procurar ajuda profissional.