Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Coronavírus no verão de Santos: como ele age no calor? Posso ligar o ar?

  • 2
    Shares

O calor em Santos é de matar.

Você já sabe disso, né? Mas, de acordo com uma notícia que tem circulado no WhatsApp, Santos é tão quente que nem o coronavírus resiste. Sério mesmo, a tal notícia diz que o vírus só sobrevive em ambientes com até 36ºC.

Mas tem coronavírus no verão de Santos, viu?

Infelizmente, essa é mais uma notícia falsa que está rodando por aí.

www.juicysantos.com.br - casal em casa no calor com ar condicionado ligado - pode ligar o ar condicionado durante a pandemia do coronavírus

De acordo com uma revisão acadêmica publicada em agosto, o corona vai ficar firme e forte no verão de Santos e de praticamente qualquer lugar. É que, agora, os cientistas sabem que ele sobrevive por cerca de 10 horas em ambientes de até 35ºC.

A eliminação imediata só acontece em locais com mais de 55ºC.

Tudo bem que faz calor em Santos, mas não é pra tanto, né?

Além disso, o estudo não considera fatores como a umidade do ar – que deve deixar o vírus viver por mais tempo.

Ainda, a Organização Mundial de Saúde (OMS) ressaltou que o contágio pode acontecer através de partículas que ficam no ar quando alguém infectado fala, por exemplo.

Por isso continua sendo tão importante usar máscara. Mesmo que esteja calor.

Então eu posso ligar o ar condicionado?

O calor santista não é forte o suficiente para matar o coronavírus, mas a gente sofre nos dias mais quentes do ano. Neste sentido, algo mega comum aqui na Baixada Santista é ligar o ar condicionado ou então correr para ambientes climatizados.

A segundo opção não vai ser tão possível neste verão – já que ainda precisamos evitar aglomerações. Mas, caso você tenha ar condicionado em casa ou no escritório que trabalha e quer saber se pode liga-lo para refrescar, a resposta é simples: depende.

Especialistas apontam que o uso do ar condicionado pode ser preocupante enquanto o coronavírus estiver circulando. É que ele pode espalhar aquelas gotículas do vírus que estão no ar e das quais a gente usa a máscara para se proteger. Portanto, locais que têm muitas pessoas, mesmo que estejam funcionando com a capacidade reduzida, devem evitar ligar o aparelho.

É o caso, por exemplo, de academias, escolas (que, em Santos, estão funcionando) e ônibus.

Vale lembrar que, se acaso o local tiver troca de ar, esse perigo é menor – isso só é comum em sistemas grandes e em alguns aparelhos de janela. O que corresponde a menos de 40% dos aparelhos aqui no Brasil 🙁

Em casa, ligar o ar é tranquilo. Já que o contato entre os moradores vai acontecer eventualmente, né? Ainda assim, vale dar uma olhadinha se os filtros estão limpos. Já em ambientes coletivos prefira mantê-lo desligado e usar o ventilador. Ou, então, utilizar algum mecanismo para renovar o ar (o que pode ser bem caro).

Quando você for sair de casa, o jeito será se refrescar à moda antiga. Em outras palavras: com sorvete. E isso não vai ser tão ruim assim, né? Tem vários sorvetes maravilhosos em Santos e o Juicy Santos até preparou um guia para você encontrar o mais próximo de você. Clique aqui e confira!