Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Show da Shakira em Santos? A estrela pop esteve entre nós em 1997!

  • 1
    Share

Assim como eu, você provavelmente deve estar com saudades de uma boa aglomeração. De ir no show da sua banda preferida e ficar esmagado no meio uma multidão de desconhecidos, pagando caro na cerveja e mais caro ainda na água.

Esperando horas na fila de um banheiro sujo. Ou se perdendo dos amigos no rolê pra encontrar eles só no final. 

Como eram bons esses tempos…

Enquanto eles não voltam, a gente vai lembrando do que viveu. E foi assim que surgiu, em uma conversa do #teamJuicy, a seguinte pergunta:

Sabia que teve show da Shakira em Santos?

Pois é, eu também não fazia a menor ideia. Mas a cantora colombiana esteve aqui na cidade em 5 de março de 1997. Na época, ela estava dando os primeiros passos de sua carreira internacional, ou seja, ainda não era tão famosa como hoje em dia.

Mas, ainda assim, é um acontecimento bem curioso.

juicysantos.com.br - Show da Shakira em SantosImagem: Reprodução/Portal Shakira

O rolê aconteceu na Reggae Night – mesmo endereço do último show da Legião Urbana.

Além de Santos, várias outras cidades pelo Brasil receberam a turnê de divulgação do terceiro álbum da cantora, Pies Descalzos – o primeiro lançado fora da Colômbia. Ao longo de 97, ela veio ao país 3 vezes e fez dezenas de apresentações!

Hits como, por exemplo, ‘Estoy Aquí’ e ‘¿Dónde Estás Corazón?’, fazem parte desse trabalho e já tocavam sem parar nas rádios brasileiras.

O resultado? Ingressos esgotados. E uma galera que subiu o Morro da Nova Cintra animada para curtir a noite.

Shakira encontrou uma plateia animada e com a letra na ponta da língua.

Depois da turnê pelo Brasil, rolaram até músicas em português. Mas demorou bastante para a colombiana voltar ao Brasil. E, quando ela veio, em 2011, já estava mega famosa. E não voltou para Santos.

Como assim o último show da Legião Urbana foi em Santos?

Leu a história da Shakira, mas na verdade estava tentando entender a história sobre o último show da Legião? Em resumo, a banda estava em Santos em 1995 e lotou a Reggae Night.

Acontece que, durante a música ‘O Teatro dos Vampiros’, uma latinha de cerveja foi arremessada no palco e o Renato Russo ficou pistola. Rolou um sermão para a plateia, ele deitou no chão, ficou em silêncio… Dias depois, anunciaram que a turnê estava cancelada.

Dá para conferir a história em detalhes clicando aqui.

Shows em Santos: os mais famosos

Além da Shakira, vários nomes grandes da música global fizeram shows em Santos nos anos 80, 90 e início dos anos 2000.

Alguns deles são: Dick Dale (um ícone da surf music!), os pioneiros do heavy metal Deep Purple, a banda australiana Men At Work, Henry Rollins (da Rollins Band) e o guitarrista de blues Buddy Guy.

No hardcore, que sempre foi um estilo bombado na cidade, passaram por aqui Bad Religion, NOFX, Millencolin e Fugazi.