Texto porFlávia Saad
42 anos - Santos (SP)

Lendárias e Portuárias: novo podcast aborda relação entre gênero e porto

As pioneiras, as líderes, as trabalhadoras, as mães. Mulheres que fazem história diariamente nos portos do Brasil agora protagonizam um podcast sobre o tema. O Lendárias e Portuárias estreia no dia do aniversário do Porto de Santos para celebrar essas narrativas femininas no contexto portuário.

A primeira mulher a operar um equipamento de mais de 40 metros de altura em terminal portuário da cidade; a primeira mulher a trabalhar com amarração de navios no cais santista; a primeira chefe da delegacia de Santos e primeira coordenadora da Comissão de Segurança Pública dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Estado de São Paulo; a primeira diretora do Instituto de Praticagem do Brasil. Essas são somente algumas das participantes entre as 20 mulheres que compartilham suas histórias no podcast Lendárias & Portuárias.

www.juicysantos.com.br - Lendárias e Portuárias

Durante cerca de uma hora de conversa informa, o público conhece os desafios e histórias reais de mulheres que desbravaram ofícios historicamente direcionados aos homens ao longo de muitos anos no setor. Além disso, a série aborda oportunidades de carreiras e o funcionamento do sistema de uma das verticais econômicas mais importantes do País.

Pautas como maternidade, ESG e políticas públicas também estão entre os assuntos abordados nos 10 episódios.

O que é o Lendárias e Portuárias

A produção tem à frente a empreendedora Ludmilla Rossi. Ao longo da série, ela debate com as convidadas uma série de questões que envolvem o universo de gênero no contexto portuário. E esses pontos fazem parte do cotidiano de mulheres que desempenham diferentes relações de trabalho em um setor imageticamente masculino.

No episódio de estreia, a apresentadora conversa com Fabiana Almeida – primeira operadora de portêiner no Porto de Santos – equipamento que, além de ter mais de 40 metros de altura, custa 10 milhões de dólares, o que carrega a profissional de muitas responsabilidades no seu dia a dia. A outra convidada é Helena Pontes, pesquisadora especialista em Direito do Trabalho e que tem a história do porto na rotina da própria família, composta por trabalhadores/as portuários/as há muitas gerações.

Assista ao primeiro episódio

Os episódios saem todas às segundas e sextas-feiras a partir do dia 2 de fevereiro, no canal do You Tube do Juicy Santos.

A produção tem patrocínio da DP World e incentivo do Promicult “Alcides Mesquita” – Prefeitura de Santos. Foi produzida dentro do Juicyhub, hub de inovação em Santos, que tem 80% de mulheres como suas principais lideranças.