Como o maior porto do Hemisfério Sul mudou a história do país e da cidade desde o século 19

Porto de

Santos

Não é apenas café que faz  a engrenagem do  Porto de Santos girar. A carga, que garantiu a expansão no início do século XX, é só uma das que passam diariamente pelo maior porto do hemisfério sul.

Açúcar, laranja, algodão, adubo, carvão, sucos cítricos, veículos…  Diferentes cargas vêm e vão pelo porto de Santos.  Desde 1892, estima-se que mais de 1 bilhão de toneladas já foram movimentadas.

O porto de Santos já existia antes da  data de sua inauguração, em 1892.  Braz Cubas transferiu o porto de São Vicente para as águas do estuário de Santos.

Em fevereiro de 1892, os primeiros  260 metros de cais foram inaugurados. Atualmente, conta com  16 km de extensão de cais e  uma área útil total de  7,8 milhões de metros quadrados.

A usina hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga, teve de ser construída só para abastecer o porto de Santos e a região em torno dele.

“Pelo Porto de Santos, chegaram praticamente todos os imigrantes que ajudaram a construir o Brasil. Também foi aqui que desembarcou toda sorte tecnológica, que só fez o país se desenvolver e se tornar um gigante importante"

Sério Williams, jornalista, historiador e autor de Memória Santista

Por causa do porto, em 1873, a população santista tinha cerca de 9.151 habitantes.  Em 1913, já eram 99.967 santistas. Ou seja, aumentou 10 vezes em 40 anos.

O Porto de Santos segue firme e forte batendo recordes de movimentação e ajudando a economia da cidade e do país a se desenvolverem.