Como o maior porto do Hemisfério Sul mudou a história do país e da cidade desde o século 19
Não é apenas café que faz a engrenagem do Porto de Santos girar. A carga, que garantiu a expansão no início do século XX, é só uma das que passam diariamente pelo maior porto do hemisfério sul.
Açúcar, laranja, algodão, adubo, carvão, sucos cítricos, veículos… Diferentes cargas vêm e vão pelo porto de Santos. Desde 1892, estima-se que mais de 1 bilhão de toneladas já foram movimentadas.
Em fevereiro de 1892, os primeiros 260 metros de cais foram inaugurados. Atualmente, conta com 16 km de extensão de cais e uma área útil total de 7,8 milhões de metros quadrados.
A usina hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga, teve de ser construída só para abastecer o porto de Santos e a região em torno dele.
“Pelo Porto de Santos, chegaram praticamente todos os imigrantes que ajudaram a construir o Brasil. Também foi aqui que desembarcou toda sorte tecnológica, que só fez o país se desenvolver e se tornar um gigante importante"
Sério Williams, jornalista, historiador e autor de Memória Santista
O Porto de Santos segue firme e forte batendo recordes de movimentação e ajudando a economia da cidade e do país a se desenvolverem.