Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

10 coisas que você precisa saber se for morar em Santos

Durante dois anos consecutivos (em 20142015), Santos foi considerada a melhor cidade do Brasil para se viver.

Por isso, muitas pessoas da capital ou de outras regiões procuram a cidade pra começar um novo ciclo – seja depois de aposentados, ao saber de um bebê que está a caminho ou simplesmente para dar um rumo diferente à vida.

Se você é um desses casos, seja bem-vindo.

Antes de te contar 10 coisas que você precisa saber se for morar em Santos, vamos nos apresentar: somos o Juicy Santos, um site feito para refrescar a cidade, dar dicas culturais, de gastronomia e compras. Curta nossa página no Facebook e prometemos te ajudar outras vezes 😉

Bom, agora vamos ao que interessa:

Imagem: DelamonicaFotos Cesar

1- O primeiro ponto vai ser negativo, mas não desanima, tá? Se você depender de transporte público, logo perceberá que os nossos serviços não são dos melhores e são bem caros. Alguns números para explicar o custo benefício: Santos tem 271 km² enquanto São Paulo tem 1.525 Km² e, mesmo assim, o nosso ônibus é poucos centavos mais barato.

2- Em contrapartida, temos muitas ciclovias. São mais de 30 mil metros que ligam a orla ao centro, a divisa com São Vicente à região portuária e a Zona Leste à Zona Oeste.

3- Existem duas formas de se guiar: os canais e os morros. Se você não sabe para que lado ir, basta ver em que direção estão os morros. Caso esteja perdido, pergunte pelo canal mais próximo e tudo ficará bem. São 7 os principais canais cruzando a cidade (12, no total) que, além da função de limpeza, ajudam na nossa localização.

4- Recentemente, uma lei municipal estabeleceu que todos os assentos dos ônibus são preferenciais. Se você conseguir sentar e um idoso entrar, deve levantar, por educação ou para cumprir a lei.

5- Na padaria, peça média quando quiser pão francês e pingado para café com leite. Não deixe de levar o delicioso pão de cará, que só tem aqui.

Leia também:
Feiras de orgânicos em Santos
Transporte universitário para Santos
15 coisas para fazer no Centro Histórico de Santos
Santos ao vivo vista das janelas

6- Se você tem um bichinho de estimação: existem alguns veterinários que atendem 24 horas e restaurantes que recebem os pets.

7- Por falar em restaurantes, a galera aqui curte gastronomia e novidades. Por isso. você vai encontrar uma variedade considerável de estabelecimentos típicos (se comparado com outras cidades), dá para ver várias dicas aqui.

8- Santos conta com várias bibliotecas disponíveis para pesquisas e equipamentos, nas quais é possível pegar os livros emprestados. Confere qual é a mais próxima de você.

9- Até que a internet da sua casa esteja funcionando regularmente, você pode ir a um desses cafés para trabalhar, se atualizar ou apenas procurar um dos pontos de WiFi da cidade.

10- É possível ser voluntário em várias causas.

Bônus:

Anote aí alguns telefones úteis na sua agenda: 

Procon Santos: 0800-7790151
Poupatempo Santos: 0800-7723633
Santa Casa de Santos: (13) 3591-4000

Dicona extra para quem tem filhos pequenos: tudo o que acontece para os pequenos é divulgado aqui! 

Seja bem-vindo à nossa cidade, quem sabe a gente se esbarra em um dos canais?!