Juicy Santos
Texto porJuicy Santos
Santos

Praia Branca no Guarujá

;;;A Praia Branca é um oásis que nem todo mundo conhece no Guarujá. A dica de hoje é dos blogueiros do Partiu Guarujá, que trazem conteúdo sobre a cidade vizinha.

Apesar de contar com mais de 1,3 km de praia, ela passou a ser carinhosamente chamada de “Prainha”.

Ela fica na Serra do Guararu e o acesso se dá por meio de trilha.

Tem ótimas ondas e também oferece a possibilidade de acampar em suas areias.

ATUALIZAÇÃO: A Prefeitura de Guaruja tem um TAC (termo de ajustamento de Conduta) proibindo o camping selvagem na praia.

Pouco explorada, a Praia Branca vem se tornando destino de pessoas mais “entendidas”, que curtem uma praia mais tranquila, já que não é cheia como as praias centrais da cidade.

Com infraestrutura simples, conta com restaurantes, bares, campings e pousadas pequenas que atendem e hospedam visitantes.

Ela está localizada no finalzinho do Guarujá, região conhecida como Rabo do Dragão (já que o mapa da cidade é semelhante a um dragão).

Assim como a Serra do Guararu, esse local é tombado como patrimônio arqueológico, etnográfico e paisagístico desde 1992. Isto reflete na pouca procura imobiliária nessa região.

O acesso a trilha fica ao lado da balsa Guarujá-Bertioga e é de nível fácil a moderado. Boa parte é pavimentada e em 30 minutos o visitante chega ao seu destino. O visual é um espetáculo à parte, com flora e fauna da Mata Atlântica e o som do mar.

Suas areias brancas (que dão nome à praia) fazem parte de uma faixa extensa, ótima para uma caminhada ou corrida à beira-mar.

Para banhistas e nadadores que curtem ficar no mar, recomenda-se cautela, pois as ondas são bem agitadas.

Dica: as águas transparentes podem oferecer surpresas em relação à vida marinha, então leve sua máscara de mergulho e snorkel, se tiver.

Para chegar lá de Santos:

Após atravessar a balsa, vá:

De ônibus
No terminal Ferry Boat dá para ir com o intermunicipal direto duração de viagem cerca de 2h30, ou cortando a cidade com duas conduções ida até o Perequê com o 77, do Ponto final no Perequê até a balsa o 05 faz o trajeto. Descendo lá, a entrada para trilha é visível e sinalizada.

De Carro
Para esta opção vamos disponibilizar um mapa em PDF: https://www.dropbox.com/s/islxuse9hk520u8/Google%20Maps%20Santos%20-%20Prainha.pdf?dl=0 –

Há estacionamento para carros próximo à trilha da Praia Branca.

By: Raphael Melo