Juicy Santos
Texto porJuicy Santos
Santos

10 fatos curiosos sobre o Japão

Olá, leitores do Juicy Santos, tudo bem?

Aqui é a Julia  de novo.

Tenho aparecido por aqui contando um pouco sobre minha viagem para o Japão.

Agora que já vimos como planejar e algumas dicas do roteiro geek para conhecer, vamos falar de algumas curiosidades sobre este país que é tão diferente do nosso.

Curta esses 10 fatos curiosos sobre o Japão

1- Banheiros

Sim, nós precisamos falar sobre os banheiros no Japão! Lá, todas as privadas tinham, pelo menos, uns 3 botões diferentes para apertar.

A mais completa que vi tinha álcool para limpar o assento, botões para regular a temperatura do assento, música para dar aquela abafada nos barulhos – achei que seria música, mas descobri que até nisso os caras pensaram, o som que sai é som de descarga, ou seja abafa o barulho sem chamar a atenção!, além de botões de volume para o som, e os clássicos botões de ducha higiênica um que mira “atrás” e um que mira na frente. Claro que também dá pra regular a temperatura da ducha.

curiosidades sobre o japão

Essa cena aqui já vai dar uma boa ideia de como funcionam as coisas por lá:

Em contrapartida, teve um dia que vimos um banheiro que seria o extremo oposto de toda essa tecnologia. Só com imagens mesmo para conseguir explicar:

curiosidades sobre o japão

2- Chinelos de banheiro

Ainda falando sobre banheiros, todos já sabem que os japoneses são muito limpos e organizados, né?

Então, quando entramos em casa, a primeira coisa que deve ser feita é tirar o sapato que foi usado na rua e andar só de meia pela casa. Essa é uma forma de não trazer a sujeira da rua para os ambientes internos. Porém, os banheiros são considerados um ambiente sujo e, por isso, se você ficar só de meia no banheiro, vai acabar levando as bactérias de lá para os outros cômodos da casa.

A solução é simples: existem sapatos exclusivos para se usar apenas quando você está no banheiro! São uns chinelos muito simples, e de borracha, então você calça eles ao entrar no banheiro e deixa na porta ao sair.

3- Ambulâncias educadas

Sim, até as ambulâncias são educadas. No meu primeiro dia por lá, tomei um belo de um susto quando escutei uma sirene e uma voz (em japonês) saindo de um auto falante. Pensei: “o homem deve estar falando de alguma tragédia que vai acontecer e euzinha aqui não estou entendendo nada”.

Mas, como estavam todos agindo normalmente, fiquei tranquila e recorri ao querido Google, que me esclareceu que os motoristas de ambulâncias falam frases para pedir licença, pois estão indo atender uma emergência. E depois que os carros abrem o caminho, ele agradece.

4- Corvos

Esse foi outro fato curioso. Em vez de pombas, pelo menos em Tokyo, eu só vi corvos. Uma ave muito mais elegante, porém bem barulhenta.

curiosidades sobre o japão

5- Atravessar a rua

É engraçado perceber como a educação deles chega a um nível de causar um certo espanto em nós.

Na hora de atravessar a rua, não importa se não tem nenhum carro passando, não importa se vai dar tempo de você ir e voltar 3 vezes, você só vai atravessar quando o sinal do pedestre ficar verde. E olha, pode atravessar tranquilo que não tem problema, não precisa nem olhar pro lado. Se, por um acaso, você for atravessar em um lugar que não tem semáforo e um carro estiver vindo, ele vai parar para você atravessar na maior tranquilidade 🙂

6- Face cover

Ok, um belo dia estou eu passeando por Harajuku, quando vejo uma roupa que talvez fique legal em mim. Então fui procurar um provador. Antes de eu entrar a atendente já faz vários sinais para eu tirar o sapato. Ok, ela não quer que eu suje o provador com meu sapato “da rua”.

Mas, em seguida, a cidadã me aparece com um saquinho de pano descartável na mão. Depois de um tempo tentando entender do que se tratava descubro: é um saco para você por na cabeça antes de provar a roupa!!

Mas por que? – vocês devem estar se perguntando – oras, para não sair a maquiagem na roupa quando você for vestir.

curiosidades sobre o japão

7- Tamanho de roupas no Japão

Essa experiência no provador me fez chegar a mais uma conclusão: as roupas japonesas são muito pequenas! Na verdade, a maioria das roupas nem vem no tamanho G. E o tamanho considerado grande lá não serve em mim, porque eu sou muito alta. E a largura do G ficava bem certinha em mim, e olha que eu costumo usar P ou M aqui no Brasil.

Achei que iria fazer altas compras no Japão… FUÉN!

8- Réplicas de comidas

Outro fato curioso: boa parte dos restaurantes japoneses tem uma espécie de vitrine na entrada onde eles expõem uma réplica da comida que eles servem.

curiosidades sobre o japão

9- Máscaras

Por lá, é muito frequente se ver o povo utilizando máscaras cirúrgicas na rua e no metrô.

Descobrimos que as pessoas lá, quando estão com alguma gripe ou algo do tipo que não os impeça de ir trabalhar e estudar, usam a máscara como uma forma de cortesia, assim as outras pessoas que estarão perto de quem está doente não irão ficar gripadas. Inclusive, existem algumas máscaras com remédios para a pessoa ir inalando durante o dia e, assim, amenizando os sintomas.

Dá até vontade de fazer igual.

10- Mario Kart da vida real

Essa foi uma descoberta incrível, pena que só vi depois de ter voltado para o Brasil 🙁

Um dia, estávamos andando por Akihabara quando vejo um kart passando pela rua… com o Mario dirigindo! Em seguida, vem um outro kart atrás com o Luigi no volante! Fiquei chocada com o Mario Kart acontecendo ali na vida real, e depois descobri que essa é uma atração para a qual você compra o ingresso, e eles disponibilizam o kart e as fantasias para você dirigir por Tokyo dentro de um tempo predeterminado.

curiosidades sobre o japão

Tem muitas outras curiosidades ainda, mas acho que essas foram algumas das que mais me chamaram a atenção.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

By: Julia Santos