Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Visita monitorada às igrejas de Santos tem vovôs como guia

As igrejas católicas de Santos contam parte da história da cidade.

Mas, para descobrir alguns detalhes, às vezes é necessário ter alguém ao seu lado que entenda do assunto. E você sabia que isso existe aqui em Santos?

Sim, nós temos um roteiro com a visita monitorada às igrejas de Santos. O passeio traz como guias idosos da cidade, que fazem parte do Programa Vovô Sabe Tudo.

O rolê acontece desde 2004 e é bem bacana, mesmo para quem não se identifica com a religião católica. Pois é possível aprender sobre arquitetura, arte e períodos históricos da cidade. No ano passado, foram quase 11 mil visitas nas igrejas de Santos. Se você não esteve em uma delas, vale a pena colocar o passeio na sua lista de coisas para fazer em Santos.

Visita monitorada às igrejas de Santos

No total, Santos tem 23 paróquias. Delas, cinco têm visitas monitoradas:

  • Santuário de Santo Antônio do Valongo;
  • Catedral;
  • Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo;
  • Igreja dos Freis Carmelitas, do Convento do Carmo;
  • Basílica de Santo Antônio do Embaré.

Construído em 1640, o Santuário de Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte, 13), tem monitoria do vovô Antonio Ulisses Piotto. Ele fica por lá às terças, quintas, sextas e sábados das 8h às 12h. Na Catedral (Praça José Bonifácio), a responsável pela visita é a vovó Maria Helena Rodrigues que recebe os visitantes às terças, quintas e sextas das 13h às 17 horas, e aos sábados, das 8h às 12h.

Quem opta por conhecer a Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, é o guiado pelo vovô Armando França Filho. Por lá, as visitas acontecem às segundas, terças, quintas e sextas das 8h às 11 horas, e aos sábados, das 7h30 às 10h30.

Já na Igreja dos Freis Carmelitas, do Convento do Carmo, é Marlene Mazzei que atende. Mas com ela, há a necessidade de agendamento de horário. Então lembre-se de ligar para (13) 3223-9779 ou 3201-8000 com antecedência e avisar que dia você tem interesse em conhecer a construção.

Por fim, os vovós Elaine Loureiro e Isabel Martinho se revezam na monitoria na Basílica de Santo Antônio do Embaré (Av. Bartolomeu de Gusmão, 32, Embaré). Você pode passar por lá às segundas, quintas e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas ou então aos sábados, das 8h às 12h, e domingos, das 13h às 17 horas.

A experiência de ter vovôs como guia

A equipe do Juicy Santos já fez a visita monitorada às igrejas de Santos e recomenda. Os vovôs que atendem são super atenciosos e realmente têm informações interessantes sobre as construções. É uma ótima opção de passeio para um final de semana ou final de tarde em uma folga 🙂