Texto porLudmilla Rossi
Santos
TAGs

deauville

Villa Strassburger na Normandia, França = lugar de cinema

O título não é exagero ou metafórico: a Villa Strassburger na Normandia é um verdadeiro lugar de cinema. Ao visitar a casa dos Rothschild você se sente num filme, com tudo intacto. A arquitetura da casa, as flores, os detalhes do interior e do jardim deixam nossos olhos impressionados com tamanha beleza. Parece que o tempo congelou em meados de 1900. Pra completar, a casa é mantida exatamente como era nos anos 20.

Deauville tem todo esse charme, mas quis escrever especificamente sobre a Villa Strassburger pois ela é um caso isolado. O lugar é cheio de história – com aquela atmosfera inebriante que fica difícil distinguir o que é ficção e o que é realidade.

O terreno onde fica a vila era de Flaubert, vendida para Henri de Rothschild, que construiu a casa em meados de 1907. Depois a propriedade foi comprada por outro americano, Ralph Strassburger em 1924. Na década de 80, a vila foi doada pelo filho único de Strassburger para a cidade de Deauville, permitindo que a casa recebesse eventos e o público em geral. Obrigada, querido.

Villa Strassburger em Deauville - detalhe da casaA arquitetura da casa segue o estilo recorrente da Normandia (estilo normando), misturando o estilo medieval com suas cores bem escolhidas e ripas de madeira coloridas criando uma padronagem toda especial e reconhecida de longe. Esse estilo arquitetônico iniciou sua expansão em território Francês e Inglês depois da primeira guerra mundial. O tipão específico da Villa Strassburger e do centro de Deauville também caracteriza-se pela influência do estilo Tudor, da arquitetura medieval e da arte nouveau, resultando no que podemos chamar de neo-normando.

O resumo é que parece que você está num conto de fadas: uma casa maravilhosa, repleta de flores num jardim bem cuidado e um pomar! Sim, gente, um POMAR. Naquela grama úmida várias maçãs caídas em abundância, prontas para os passarinhos ou para seres humaninhos colherem suas maçãs do pé ou da grama ao longo de dois hectares.

Vale dizer que a região da normandia é bem conhecida por seu leite e queijos, caramelos e pelas maçãs deliciosas, da qual se origina outra tradição normanda: a CIDRA de alta qualidade.

Maças na Villa StrassburguerEu fiquei encantadíssima pela arquitetura e pelo jardim, mas mal sabia o que me esperava dentro da casa.

Por dentro da Villa Strassburger

Ao entrar na casa você entende ainda mais a paixão de Deauville pelos cavalos. A casa possui uma alma própria, um amor que transborda pela tradição equestre. São pinturas, referências, equipamentos mas principalmente a localização dela. A Villa Strassburger está localizada ao lado do hipódromo de Deauville, um dos mais importantes e tradicionais do mundo. E não é o acaso: o arquiteto Georges Pichereau, construiu a casa colocou janelas justamente na direção do hipódromo, para que os cavalos pudessem ser vistos diretamente de lá.

Fiz um vídeo com um tour pela casa:

O interior da casa permanece intacto desde os anos 20, ou seja, dá pra viver um dia como se estivéssemos há 100 anos atrás. Eu juro que queria ficar ali e nunca mais sair. São 13 quartos, 7 banheiros, várias salas com muito veludo distribuídos em 1365 metros quadrados com muitas janelas e cantinhos cheios de detalhes.

Interior da Villa Strassburger em DeauvilleEstava me sentindo em casa, ambientada e plena no tempo – SIM ou COM CERTEZA?

Sala de veludo da Villa StrassburgerVeludos e adamascados: SIM, TRABALHAMOS.

Uma curiosidade da Villa Strassburger é que ela não apenas “parece coisa de cinema”, mas de fato ela já funcionou como locação cinematográfica para alguns filmes. Entre eles o mais contextualizado é o Coco Antes de Chanel. Se você ainda não assistiu, fica o trailer para aguçar sua curiosidade.

Eu não sei se Gabrielle Chanel em pessoa esteve na vila (não encontrei fontes confiáveis), mas a chance disso acontecer é altíssima. Explico: na vida real ela era apaixonada por cavalos e exímia frequentadora do hipódromo de Deauville, que fica colado na Villa Strassburger como expliquei acima. Inclusive foi nesse hipódromo que ela teve um de seus maiores insights e convivia com seu grande amor (Boy). Super recomendo que você assista o filme pois é uma história realmente apaixonante.

Aliás eu acredito Deauville tenha contribuído para as maiores ideias de Coco Chanel. O insight que ela teve no hipódromo (La Touques Hippodrome), de trazer a textura matelassada da cobertura das selas dos cavalos resultou na criação da bolsa mais icônica do mundo. No processo de construção de seu próprio estilo, ela se inspirou nas roupas dos marinheiros e banhistas de Deauville criando a incônica blusa de jersey listrada. E nem precisamos lembrar o quando isso trouxe disrupção para a moda em plenos anos 20, quando os corpos femininos ainda eram oprimidos por espartilhos, saias pesadíssimas e estruturas rígidas. Deauville me inspirou muito. Talvez a cidade tenha deixado Chanel mais feminista sem que ela soubesse disso. <3

De qualquer maneira, estar na vila foi mágico para mim por essa conexão com a história da moda e pelo contexto audiovisual. Eu inclusive fiquei tentando descobrir os cantinhos que apareceram nas cenas, e esse é um deles.

Chanel na Villa StrassburgerÉ mágico ver isso ao vivo. <3

Villa Strassburguer - InteriorA vila abriga pinturas, gravuras e fotografias de cavalos por todos os cantos da casa.

Um dos locais de trabalhoO escritório do barão.

Um dos quartosUm dos quartos da casa (são 13!)

Villa Strassburger: como faz pra visitar?

Se você realmente tem fazer as visitações na vila, atente-se ao calendário. A Villa Strassburger está aberta para visitação nos meses de junho, julho, agosto e setembro, apenas com agendamento prévio.

Preço: grátis
Para agendar a visita: reserve através do e-mail ou do telefone 02 31 88 20 44
Como chegar: se você não gosta de andar, recomendo que alugue um carro. Se você fizer o esquema bate e volta de Paris, é possível chegar até a Villa Strassburger caminhando por apenas 20 minutos a partir da estação de trem Deauville-Trouville.

Se você não está acostumado a viajar sozinho, não fala inglês ou não entende um pouco de francês é importante consultar uma agência de turismo sobre esse itinerário. Eu fiz isso quando fui à cidades da França que não são Paris. Contei meu relato sobre essa experiência nesse post.

E se você já está com a vida resolvida, pode fazer melhor: reservar a Villa Strassburger para um evento privado ou encontros públicos para até 200 pessoas. Quem quer casar num lugar mágico, fica essa dica.

Mais curiosidades

Durante a segunda guerra mundial a normandia era bombardeada com frequência e a casa foi ocupada pelos alemães, que fizeram algumas modificações nas estruturas dos banheiros. Se você fala ou entende um pouquinho de francês, vale dar o play no vídeo abaixo que mostra muito da Villa Strassburger, inclusive com imagens históricas e aéreas, do interior e do porão (que não fui).