Bloquinhos de Carnaval em São Paulo 2018

Ama o Carnaval, mas está sem grana para curtir a folia no Rio de Janeiro, Salvador ou Olinda?

Que tal subir a serra e aproveitar os bloquinhos d0 Carnaval 2018 em São Paulo?

Pode acreditar: o Carnaval de rua da capital cresceu muito nos últimos anos e arrisco dizer que hoje é um dos mais bacanas do Brasil. Assim, como tudo em SP, tem opções para todos os gostos (são mais de 550 blocos) e, sim, muita animação!

A folia já começa no pré-Carnaval, quando saem alguns dos melhores blocos, e segue depois do feriado. Para te ajudar no roteiro, listei os meus preferidos. Prepara a fantasia e vem comigo!

Bicho Maluco Beleza
Comandado pelo mestre Alceu Valença, o bloco traz pela 4ª vez um gostinho do Carnaval de Pernambuco para São Paulo. Esse ano o desfile acontece em um dos lugares mais simbólicos da cidade: em frente ao Parque do Ibirapuera, entre o Monumento às Bandeiras e o Obelisco. E vem com uma grande novidade: a estréia de Elba Ramalho à frente do bloco Frevo Mulher, que desfila primeiro, a partir das 12h30.  A partir das 15h, Alceu assume cantando seus clássicos como Anunciação, La Belle de Jour e Tropicana. Imperdível!

alceu

Sábado, 3 de fevereiro – a partir das 12h30
Monumento às Bandeiras

Sargento Pimenta e Bangalafumenga
Dois blocos incríveis do Rio que desembarcam em São Paulo no pré-Carnaval para desfiles bem concorridos (chegue cedo). O Banga vem com uma bateria afiadíssima misturando funk, samba e outros ritmos brasileiros. Já o Sargento Pimenta é o bloco preferido dos beatlemaníacos, com repertório de canções dos Beatles em versões de samba, marchinha, maracatu e outros ritmos brasileiros.

sgto pimenta

Sargento Pimenta – Domingo, 4 de fevereiro – das 9h às 12h
Faria Lima esquina com Avenida JK – Vila Olímpia

Bangalafumenga – Domingo, 4 de fevereiro às 15h
Faria Lima Nova esquina com Avenida JK – Vila Olímpia

Acadêmicos do Baixo Augusta
Um dos mais famosos do Carnaval de São Paulo, sempre reúne alguns globais e artistas descolados. Foi fundado em 2009 para celebrar a diversidade, a revitalização da região da Augusta e valorizar o Carnaval de rua. Esse ano vem com o tema “É proibido proibir!”, levando pra rua versões de músicas emblemáticas em defesa da liberdade.

augusta

Domingo, 4 de fevereiro às 14h
Rua da Consolação esquina com a Paulista

Pilantragi
Muita brasilidade nesse bloco que nasceu da festa comandada pelo Dj Rodrigo Bento. A concentração é na Avenida Professor Alfonso Bovero, em Perdizes, e o bloco desfila pelas ruas do bairro, passado em frente à antiga MTV e voltando para o ponto inicial.

pilantragi

Domingo, 4 de fevereiro a partir das 12h
Avenida Professor Alfonso Bovero esquina com Rua Caraíbas – Perdizes

Bloco Afro Ilú Obá De Min
Um dos cortejos mais bonitos de São Paulo, o Ilú celebra a cultura afro-brasileira com uma bateria composta só por mulheres e um corpo de baile de guerreiras-dançarinas. O nome Ilú Obá De Min significa “mãos femininas que tocam tambores para o rei Xangô”. O bloco faz dois desfiles no Centro: na sexta-feira, dia 9/2 às 19h, na Praça da República; e outro no domingo, dia 11/2 às 14h, na Rua Barão de Piracicaba.

Oba_De_Min

Sexta, 9 de fevereiro às 19h
Praça da República – Centro

Domingo, 11 de fevereiro às 14h
Rua Barão de Piracicaba – Centro

João Capota na Alves
Batizado em homenagem às ruas João Moura, Capote Valente e Alves Guimarães, em Pinheiros, por onde passa o desfile. Reúne muita gente fantasiada e tem clima tranquilo. Todo ano tem uma marchinha nova composta pelos músicos do bloco.

joao capota

Sábado, 10 de fevereiro às 15h
Rua Artur de Azevedo com a Oscar Freire

Unidos do Swing
Se você acha que Carnaval não combina com jazz, vai mudar de ideia depois de conhecer o Unidos. Além dos músicos, o bloco tem a participação de dançarinos de Lindy Hop, unindo as tradições do carnaval brasileiro e do Mardi Gras de New Orleans. É pra se acabar de dançar!

Data e horário

Se você quiser ver mais opções, pode conferir essa planilha esperta que circula na internet com dicas dos principais bloquinhos de São Paulo. Capriche na fantasia, curta com responsabilidade e respeito e bom Carnaval!