Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Banco de currículos para pessoas com deficiência de Guarujá

Se você trabalha em uma empresa com mais de 100 funcionários, provavelmente tem um colega de trabalho deficiente.

Caso não tenha, a direção da firma está comendo bola e pode pagar por isso.

Desde 1991, a Lei de Cotas (Lei 8213) prevê que, em empresas com número de colaboradores a partir de 100, entre 2 a 5% do quadro de funcionários de empresas seja composto por pessoas com deficiência.

Apesar disso, não é difícil ouvir pessoas com deficiência reclamando da dificuldade de conseguir uma oportunidade e, ao mesmo tempo, gestores dizendo não receber esses currículos. Para acabar com o problema, a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Guarujá – ligada à Secretaria de Coordenação Governamental – criou um banco de currículos para pessoas com deficiência em Guarujá.

curriculoImagem: Reprodução

Neste mês de fevereiro, a entidade deu início ao cadastro de currículos de PCD. O objetivo é criar um banco de vagas de emprego em Guarujá e encaminhar os candidatos para empresas da região, com base na lei de cotas para contratação e inclusão de pessoas com deficiências.

Muito legal essa ponte entre empresas e gente que quer e precisa trabalhar – precisamos muito disso pra gerar cada vez mais empregos na Baixada Santista.

“Queremos garantir que a pessoa com deficiência tenha seus direitos assegurados, muito mais autonomia e independência”, declarou o assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Valdinei Santos.

Inscrição

Se você se interessou em participar ou conhece algum PCD, se liga nos pré-requisitos.

É necessário ser maior de 18 anos e enviar currículo atualizado para o e-mail [email protected]. Mais uma boa notícia: mesmo aqueles que não possuem qualificação serão encaminhados para cursos profissionalizantes, então aumentam bastante as chances de arrumar um emprego.

As empresas interessadas em contratar pessoas com deficiência também podem entrar em contato através do e-mail ou pelo telefone (13) 3308-7467.

Se você tem um amigo que vai se interessar por essa oportunidade, compartilhe o link dessa matéria com ele 🙂