Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
38 anos - Santos
TAGs

games

Santos representada no Casual Connect USA e no Indie Prize

Apesar de não serem focadas no mercado de Santos, existem muitas empresas e projetos que nasceram aqui e partiram para o mundo sem esquecer suas origens. Um desses casos é o Alpha Beat Cancer, um jogo gratuito – para celulares e tablets – que nasceu com o objetivo de desmistificar o câncer e empoderar pacientes – especialmente crianças.

O diagnóstico de câncer é carregado de estigmas – e aqui no Brasil tem gente que tem até medo de falar a palavra câncer. Percebendo a necessidade de educar e desmistificar a doença, o Instituto Beaba criou o ABC do Câncer, uma cartilha linda e divertida que aborda o assunto de uma maneira bastante inédita. São textos e personagens, como o Beabear por exemplo, que criam empatia imediata com crianças, adolescentes e seus pais.

Cartilha do BeabaE quando Santos entra nessa história? Além do Beaba ter uma relação com a cidade (lembra que há alguns anos o Juicybazar é em prol do Beaba?), foi através de uma empresa santista que a cartilha se transformou em um game mobile.

A Mukutu – spin off de interatividade da Mkt Virtual em parceria com o Instituto Beaba – criou o Alpha Beat Cancer. O game é baseado no conteúdo da cartilha e oferece 20 minigames gratuitos onde é possível entender na prática como funcionam exames, procedimentos médicos ou mesmo o próprio corpo, sempre contextualizando o conteúdo de maneira clara e otimista. É possível se divertir higienizando objetos, entendendo como funcionam os exames ou dando uma força para as plaquetas.

Reconhecimento

O game vem obtendo reconhecimento não só no Brasil, como vem sendo indicado para premiações internacionais – como o Indie Prize, que acontece durante a Casual Connect na Califórnia, em janeiro de 2018. A Casual Connect é uma conferência global focada em indie games que tem como objetivo conectar desenvolvedores de todo o mundo. Já o Indie Prize é um incentivo oferecido pela Casual Connect para estimular a produção e o desenvolvimento de jogos independentes.

Em março, Santos também terá representantes no World Summit Award, na Áustria. O WSA (World Summit Award) é uma premiação global com o intuito de selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, valorizando a relevância em relação ao contexto em que foi criado, bem como a contribuição a inclusão e acessibilidade digitais. A competição global é resultado de seleções nacionais, envolvendo mais de 150 países, que em concursos locais, selecionam as melhores práticas e os melhores projetos em oito categorias.

A iniciativa do WSA começou 2003 em Genebra, no âmbito da Cúpula das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society) e vem sendo realizado a cada dois anos, sendo coordenado pelo Centro Internacional de Novas Mídias (ICNM – International Center for New Media), de Salzburg, Áustria. Depois de ser vencedor no Brasil na categoria “Saúde e Bem Estar”, o projeto segue para a premiação e congresso em Viena.

Equipe do Beaba e Mukutu recebendo a premiação na etapa Brasil do WSAEquipe do Beaba e Mukutu recebendo a premiação na etapa Brasil do WSA, em agosto de 2017

Baixe o game gratuitamente

O Alpha Beat Cancer não é recomendado apenas para crianças em tratamento e já foi baixado mais de 13 mil vezes até agora. O game ajuda filhos de pais ou familiares em tratamento a entender melhor a doença e encará-la com mais traquilidade. Para os pacientes da oncologia pediátrica é possível aprender os termos do mundo oncológico e se sentir mais confiante para aderir ao tratamento.

O game está disponível para download aqui.

Sobre o Beaba.org

O Beaba (be-a-bá) é uma entidade sem fins lucrativos com a missão de desmistificar o câncer e informar de maneira clara, objetiva e otimista sobre a doença e o tratamento para crianças, adolescentes e seus acompanhantes. Com mais de 500 mil pessoas impactadas e mais de 15 mil beneficiários, a ONG encabeça projetos diversos que podem ser conhecidos acessando o site oficial.

Sobre a Mukutu

A Mukutu nasceu dentro do grupo Mkt Virtual e é especializada em interatividade e experiências imersivas. Já desenvolveu projetos para clientes como Cartões Elo, Copag, Família Schurmann, Avon entre outros, além de projetos proprietários como Crystal Fantasy e Fruits’n Tails.