Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Os bolos e os sonhos de Jefferson Vital

– Boa noite, aceita um bolo de pote?

Aos 18 anos, Jefferson Vital é o dono da frase mais repetida no portão de entrada principal do Centro Universitário São Judas – Campus Unimonte.

Afinal, a voz sempre educada repete as palavras a cada vez que um aluno passa pelo local. Ele está sempre ali, a partir das 20 horas, pra adoçar a vida de quem passa apressado pelos portões da faculdade.

Os bolos de pote e os sonhos de Jefferson Vital

Quem repara em sua presença vê o garoto sempre bem vestido. Em suas mãos, ficam dois potes de plástico com camadas de bolo e muito recheio intercaladas, dispostos em uma pequena bandeja. Logo abaixo, pertinho de seus pés, um cooler térmico abriga o restante do estoque. E, em sua mochila, ficam as colheres e sacolas.

De segunda a quinta-feira, são 21 bolos disponíveis. Já nas sextas, o número passa para 10.

“Comecei há uns três meses. Venho todos os dias e percebi que hoje (sexta-feira) o movimento é menor, pois depois da aula o destino é certo: o bar. Por isso, trago o cooler menor. Nos outros dias, venho com um que cabe o dobro de bolo”, explica.

juicysantos.com.br - Os bolos de bote e os sonhos do Jefferson Vital

Quem para em busca de uma dose de açúcar entre as aulas tem nove sabores a disposição. Entre eles estão, por exemplo, leite ninho, brigadeiro, prestigio, mousse de maracujá ou limão e sonho de valsa. Qualquer um custa R$ 5.

Empreendedorismo e sonhos

Todos os bolos são produzidos pelo próprio rapaz, que passa o final de semana na cozinha para garantir que nenhum sabor será esquecido ou ficará em falta durante a semana. De acordo com ele, uma parte da geladeira da sua casa já está separada para o armazenamento dos produtos. Mas ele já estuda a possibilidade de comprar uma geladeira só para guardar os potinhos cheios de felicidade.

A motivação para começar as vendas foi o desemprego. Já para começar a cozinhar, uma curiosidade que nasceu aos 11 anos e se transformou em paixão: Vital sonha em cursar gastronomia.

“Comecei a ler o modo de preparo das embalagens e, aos 11 anos, fiz uma ceia para a minha família. Com 14, comecei a trabalhar em uma lanchonete e aprendi mais. Também aprendo com a minha tia e na internet”, comenta.

Conheça Valquíria e a esquina mais aromática de Santos

O amor pela cozinha e a necessidade fizeram dele um empreendedor. Atualmente, Jefferson tenta negociar um espaço no interior da faculdade, já que os dias de chuva se aproximam e vão dificultar suas vendas no local. Além do portão do centro universitário, os bolos também são vendidos nos locais de trabalho de seu pai e sua mãe – que levam algumas unidades todos os dias.

juicysantos.com.br - Os bolos de bote e os sonhos do Jefferson Vital

Entregas gratuitas em Santos

Se acaso você não estuda no local ou trabalha com os pais do Jefferson, eis aqui a solução: ele faz entregas em Santos. Basta entrar em contato, fazer a sua encomenda e esperar. Para encomendas grandes (a partir de 6 unidades), o frete é gratuito. Caso contrário, o morador da Vila dos Criadores (bairro de Santos que faz divisa com Cubatão) cobra o valor de seu transporte até o local.

Para fazer a sua encomenda e ajudar o Jefferson a realizar o sonho de estudar Gastronomia, entre em contato no Instagram. Também é possível chama-lo no Whatsapp (13) 98878-8309.

O Juicy Santos quer contar histórias de pessoas de Santos. Conhece alguém que merece virar pauta aqui? Então manda pra gente no [email protected] ou nas nossas redes sociais.