Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Coworking em Santos: descobrindo o Espaço Certo

O ano começou e, para a equipe do Juicy Santos, isso é sinônimo de muito gás pra continuar criando ótimos conteúdos pra todo mundo que AMA Santos, como nós.

Nem esperamos o Carnaval chegar para estipular várias metas e algumas mudanças, que vocês vão acompanhar no decorrer dos próximos meses. Com tantas novidades, aumentar o contato pessoal entre a equipe se fez necessário e nós abandonamos o home office e as dezenas de e-mails enviados diariamente para testar uma nova dinâmica: todas trabalhando juntas no mesmo escritório.

Para isso, usamos uma sala de coworking em Santos durante uma quinta-feira inteira. A experiência foi tão legal que deu vida a essa matéria.

O que é coworking

Quando coloquei meu notebook na mochila e fui para o Espaço Certo, não tinha muita certeza do que ia encontrar ou mesmo o que era um coworking.

Fui a primeira da equipe a chegar e a segunda a fazer check in no aplicativo que libera a internet e permite saber quem vai dividir a sala com você (vamos falar sobre isso mais à frente neste texto).

A sala, decorada de uma maneira bem confortável, tem uma bancada com 8 cadeiras e os profissionais dos mais variados trabalhando.

Ao meu lado, estavam Daniele e Vinícius. Ambos trabalham em uma empresa de logística. Os dois conversavam tanto com a terceira pessoa, sentada em frente a nós, que imaginei que fossem todos da mesma empresa.

Espaço Certo 2

Era a magia do networking acontecendo!

“É muito bom trabalhar aqui. Como várias empresas usam o espaço, tanto dessa sala quanto de outras, a gente consegue fazer negócios e encontrar pessoas que precisam do nosso trabalho ou que podem nos ajudar com o nosso”, comentou a Daniele Souza.

Os nossos dois companheiros têm mesas exclusivas no coworking do Espaço Certo, ou seja, deixam os computadores, agendas e todo o material de escritório por lá, guardados nos lockers (armários) e trancados com chaves. Nós usamos o plano de horas, outra possibilidade bem legal disponível. Em ambas, dá para aproveitar as áreas comuns, como o refeitório (com microondas para esquentar o almoço) e o jardim, por exemplo.

Estrutura que atende as necessidades

Nossa experiência rolou numa quinta-feira e, como é tradição, esse é o dia da nossa live com os destaques do fim de semana no Facebook. Para não atrapalhar o trabalho das outras pessoas, usamos uma das salas de reunião do Espaço Certo para a gravação.

São várias salas nesse estilo, com estrutura para receber reuniões pequenas, médias e grandes.

A estrutura do Espaço Certo tem:

Escritórios exclusivos
Escritórios virtuais
Salas de reunião
Auditório
Coworking
Sala Espelho (muito utilizada para grupos focais – focus group e análises de UX – user experience)

Espaço Certo 1.2

Andando pelos corredores, encontrei desde profissionais liberais que não precisam de um escritório todos os dias (como advogados e psicólogos, por exemplo), até empresas paulistanas que estão em Santos, mas sem a necessidade de uma megaestrutura, além, claro, de empresas que estão começando e os freelas que são mais produtivos fora de casa.

O Espaço Certo existe desde outubro de 2011 e começou como um local de escritórios compartilhados.

Até o dia da nossa visita, mais de 1.000 empresas já haviam contratado algum dos serviços oferecidos por lá.

Espaço Certo 3

Novidades

Assim como o Juicy Santos, a equipe do Espaço Certo não perdeu tempo e começou 2018 com novidades.

Desde o dia 15 de janeiro, a empresa tem um segundo endereço em São Paulo, pertinho do metrô Consolação, onde oferece sala de reunião e coworking. Quem tem planos aqui em Santos também pode usar o espaço em território #011 para reuniões com clientes de fora, por exemplo.

Além disso, um aplicativo permite que você reserve a sua estação de trabalho no coworking e saiba quem esta trabalhando na mesma sala que você, para o caso de ser esquecidinho ou querer saber se dá para fazer negócios com o vizinho de mesa.

Apenas as suas necessidades

A nossa equipe precisava de um dia de trabalho no coworking em Santos. O pessoal da Atlântico Sul Logística, meus vizinhos, precisam de duas mesas todos os dias. Algumas equipes, com mais pessoas, precisam de uma sala só para elas. O rapaz que acabou de abrir a empresa, e trabalha em casa, só precisa de um endereço comercial e, às vezes, sala de reunião.

O Espaço Certo atende a todas essas necessidades. E uma coisa legal: se você é cliente, pode pagar apenas o que vai precisar realmente.

“Temos clientes que começam com escritório virtual, migram para o coworking e conforme crescem, pegam uma sala exclusiva. Da mesma maneira, a empresa pode ter uma sala, mas num momento de aperto, usar o coworking. Você consegue ir navegando através dos serviços e pagar apenas aquilo que você efetivamente está utilizando”, explicou Aline Bottacin, gerente.

Espaço Certo 4

Além disso, tem a comodidade de não precisar se preocupar com: água, luz, internet, café, água, móveis, limpeza e todas as questões que surgem no dia-a-dia de um escritório.

E não pense que isso significa um amontoado de gente trabalhando no mesmo ambiente, mas sem interagir.

Eu cheguei e logo todos se apresentaram, perguntaram o que eu fazia e puxaram assunto. Logo fiquei sabendo que rola festa de aniversariantes do mês e, esporadicamente, eventos para os clientes interagirem entre si.

“O nosso objetivo é criar uma comunidade. Fazer as pessoas virem para cá não pela sala, mas pelo que representa estar aqui”.

Vinícius Monteiro, que estava sentado na mesma bancada que eu, já se sente assim. Ele nos contou que prefere ir ao coworking em Santos do que trabalhar na casa dele. Segundo compartilhou, é muito mais produtivo e nada monótono trabalhar por lá.

Nós concordamos 100%!

Se você está em busca de um coworking em Santos, vá conhecer o Espaço Certo. Fica na Av. Ana Costa, 61, Vila Mathias.