Texto porLudmilla Rossi
Santos

Beleza Natural: a palestra de Zica e Leila Velez

No final de 2012 tive a oportunidade de ir ao TEDx Jardins e assistir à palestra da empreendedora Leila Velez. Desde então cacei um vídeo que eu pudesse compartilhar porque definitivamente foi uma das palestras que mais me impressionou no ano passado. Não achei o vídeo, mas hoje recebi um link pelo Facebook que era exatamente o que eu procurava!

Palestra abaixo: não foi a mesma que assisti, essa é um pouco mais longa.

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Quem tem cabelo liso / ondulado não faz ideia disso, mas muitas mulheres com cabelo muito crespo tem sua imagem associada ao desleixo e a baixa renda, às vezes ao baixo poder cultural e profissional. O processo de manter o cabelo afro/crespo com aparência de bem cuidado não oferece muitas alternativas para essas mulheres: ou elas alisam ou passam por processos bastante trabalhosos (ou perigosos) no dia-a-dia.

Claro que a maior parte opta por alisar, eliminando assim as características de um cabelo que seria “naturalmente” bonito. De um problema individual surgiu uma empresa que não apenas revolucionou os cabelos afro do Rio de Janeiro, mas ofereceu oportunidade para centenas de mulheres entrarem no mercado de trabalho.


Resumo da história do Intituto Beleza Natural abaixo:

Nascida em uma família unida, de 13 irmãos, moradora de uma comunidade no Rio de Janeiro, Zica começou a trabalhar aos 9 anos para ajudar a sustentar a família. Foi babá, faxineira e vendedora, e, apesar de sua boa vontade e iniciativa, esbarrava sempre no mesmo problema para conseguir trabalho: as pessoas confundiam o seu cabelo crespo e armado com desleixo. Ela chegou a alisar as madeixas, mas não ficou feliz.

Cabelo Beleza Natural

Inconformada com a sua situação, a mesma de tantas mulheres brasileiras, Zica passou anos fazendo testes literalmente no quintal de casa até chegar à fórmula de um creme super-relaxante para cabelos crespos. A força do novo produto conquistou sua amiga, Leila Velez, que aos 19 anos se juntou a ela para criar o Instituto Beleza Natural, e também o seu marido, que contribuiu para o projeto vendendo um Fusca, o único bem da família.

Segundo Leila, grande parte do sucesso atual da empresa se deve à operação que aprendeu no balcão do McDonald’s, uma de suas principais escolas. No Instituto Beleza Natural, a cliente passa por vários especialistas, em uma ágil linha de produção que permite que mais pessoas sejam atendidas por dia, sem perder o cuidado. O mais importante, segundo elas, é mostrar para essas mulheres que é possível transformar a vida com autoestima.

O empreendedorismo das duas transformou o primeiro salão de beleza, aberto na Tijuca, no Rio de Janeiro, em uma rede com mais de 11 endereços, 1.500 funcionárias e um fluxo de 70 mil clientes por mês.