Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Conheça o grupo de apoio a jovens empreendedores em Santos

Encontrar um emprego em Santos é a missão de muita gente. Acontece que, apesar do grande número de empresas por aqui, essa não é uma tarefa muito simples. Assim, o empreendedorismo acaba sendo uma solução momentânea ou uma descoberta sem volta.

Você provavelmente conhece alguém que começou a empreender por aqui recentemente, né?

Também é quase certeza que essa pessoa encontrou (ou ainda encontra) dificuldades para tocar o próprio negócio. Afinal, a gente não aprende a abrir um CNPJ ou administrar um negócio no Ensino Médio.

A pesquisa Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro, da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), mostrou que, no Brasil, 86% dos jovens empreendedores não passou por nenhum tipo de qualificação ou preparação ao longo da idade escolar.

Para driblar essa falta de qualificação, trazemos boas notícias.

Santos terá um grupo de apoio a jovens empreendedores.

juicysantos.com.br - grupo de apoio a jovens empreendedores em Santos

A novidade foi anunciada na última terça-feira e é um motivo de comemoração!

Apoio a jovens empreendedores em Santos

A ideia é que os novos empreendedores da cidade encontrem ajuda para, por exemplo:

  • Identificar habilidades
  • Planejar o empreendimento
  • Abrir o próprio negócio

Para deixar o rolê ainda mais legal, nomes como a Ana Laura, da iClothes e Vitória Paola, da Ancorados Acessórios, farão parte do projeto. Ou seja, pessoas que passaram, recentemente ou não, pela experiência de abrir, gerir e fazer crescer o próprio negócio.

“Nossa ideia é que jovens capacitem outros jovens, sejam eles de escola pública ou não, e mostrem o caminho das pedras para empreender”, explica o coordenador municipal da Infância e Juventude de Santos, Filipe Augusto Rezende

Também de acordo com ele, serão compartilhados ensinamentos sobre como administrar as finanças, planejar ações, vendas e até sobre controle de estoque.

Ainda não foram divulgadas informações sobre como o grupo funcionará. Mas ambas as empreendedoras participantes já começaram o serviço de inspirar outros jovens. Elas conversaram com alunos do 9º ano da UME 28 de Fevereiro e impressionaram os pequenos. Giovanni Bernardo Chagas, por exemplo, tem 15 anos e foi embora do evento pensando em ter um negócio próprio no futuro.

Encontre dicas sobre empreendedorismo em Santos

Enquanto o grupo de apoio a jovens empreendedores em Santos não começa, você pode consumir conteúdos legais na internet.

Aqui no Juicy Santos, por exemplo, nós temos uma editoria apenas sobre o tema. Lá, você encontra histórias inspiradoras e também eventos legais que vão te ajudar MUITO na jornada empreendedora.

Outra boa saída é ficar de olho em tudo que rola no Sebrae. Além de pedir ajuda na sede sempre que você precisar, também é possível fazer cursos (presenciais e à distância), ler e-books e assistir vídeos que respondem várias dúvidas que você pode ter.

Ah, e aqui em Santos, existe a Sala do Empreendedor, com todas as orientações e ferramentas pra quem quer abrir o próprio negócio.