Texto porFlávia Saad
40 anos - Santos (SP)

3 dicas para destravar seu inglês e se dar bem nas oportunidades

  • 1
    Share

Você sente que seu inglês está parado pra sempre naquele nível intermediário? Se vira cantando as músicas do seu artista favorito, mas trava quando chega a hora de falar com alguém?

Só quem já perdeu alguma oportunidade de trabalho por causa da falta de prática no idioma sabe o quanto isso pode ser frustrante. E, cada vez mais, as chances que aparecem por aí exigem a fluência na língua já na hora da entrevista. Trabalhar em home office possibilita isso – e é melhor se preparar.

Por isso, conversamos com Cynthia Samamede, fundadora da See You Later, Alligator! e professora canadense com mais de 25 anos de experiência na área.

Ela listou para nós alguns toques bacanas – e ferramentas incríveis! – para dar um empurrãozinho no seu inglês.

www.juicysantos.com.br - 3 dicas para destravar seu inglês

Aqui estão 3 dicas para destravar seu inglês e deixar a vergonha de lado

1. Treine sua compreensão auditiva.

Assim como muitos alunos travam na hora de falar, existem outros que falam, mas não param para ouvir. Isso se torna um problema grande. Não adianta falar e não conseguir entender quem fala. Dessa forma, não existe diálogo.

“Geralmente quem só fala não fala bem, porque comete muitos erros de gramática. Isso acontece justamente porque a pessoa talvez não seja capaz de prestar atenção nas explicações em aulas, por exemplo”, explica Cynthia. 

Então, como treinar a compreensão auditiva em Inglês?

Além de músicas, filmes e séries, os podcasts são uma ferramenta bacana. Cynthia indica procurar podcasts sobre a carreira que deseja seguir.

“Assim, você aprende o vocabulário específico da sua profissão. Preste atenção na pronúncia. Se for vocabulário novo, repita junto”. 

Quando for assistir a filmes e séries, coloque a legenda em inglês. Se estiver muito difícil, vá para a legenda em português, entenda, e volte para o inglês. Depois que você assistiu e entendeu, dá pra assistir novamente sem legenda para ver se consegue entender as palavras e expressões que apareceram anteriormente.

2. Leia em Inglês

É importante estar atualizado com o que acontece no mercado. Portanto, leia, mas leia em inglês.

A principal dica aqui é ler em voz alta.

“Quando você lê em voz alta, pratica a pronúncia de palavras que, muitas vezes, a gente não usa em português. Por exemplo, o ‘th'”, diz Cynthia. 

Mas o que ler em Inglês? Não precisa ser apenas livros – e não precisa ser apenas na linguagem técnica da sua área profissional.

Aproveite a liberdade de informação da internet e busque referências confiáveis do seu nicho. Além disso, vale se informar pelos meios de comunicação globais, como New York Times e BBC. Seja nos sites ou nas redes sociais.

“Você vai encontrar uma linguagem diferente do dia a dia e aprender muitas expressões. Um vocabulário que, muito provavelmente, você não conhecia”. 

Aliás, o NYT oferece uma área para estudantes. Lá, dá pra encontrar atividades diárias para quem não tem o inglês como sua primeira língua. Essas lições seguem um formato, com visão geral, aquecimento e perguntas para responder em voz alta. Em seguida, o leitor pode acessar sites para uma pesquisa mais aprofundada.

Vale o clique!

Dica extra: quando for se preparar para uma entrevista, tente prever os assuntos que serão abordados. Leia textos sobre o tema para conhecer termos e vocabulário específicos. Você pode praticar as argumentações respondendo em voz alta ou escrevendo.

3. Procure uma escola ou professor

Pode ser uma escola ou professor particular. Isso porque o estímulo é feito de forma sistemática.

“Nas aulas, aproveite as oportunidades para falar. Esqueça a vergonha de errar. Errar dentro da sala de aula evita que você erre fora. Em sala de aula, o aluno erra uma, duas, três vezes e é provável que não erre mais do que isso. Pois aprendemos com nossos erros”, explica Cynthia.

Quer destravar seu inglês ainda mais?

A See You Later, Alligator! é uma escola de inglês baseada em Praia Grande. E tem alunos espalhados por todo o Brasil em ensino remoto. Oferece aulas de inglês para crianças, adolescentes e adultos – no formato individual ou grupos de até 15 pessoas.

Esta é a Cynthia, professora nativa que vai te ajudar, de uma vez por todas, a destravar seu inglês.

www.juicysantos.com.br - 3 dicas para destravar seu ingles

Acompanhe mais dicas de inglês para seu dia a dia no Instagram da See You Later, Alligator! e no Facebook.