Juicy Santos
Texto porJuicy Santos
Santos

8 dicas para sua próxima entrevista de emprego

Alguns momentos em nossas vidas são de extrema pressão. O primeiro beijo, apresentação de final de ano no colégio, passar no vestibular, jantar na casa dos sogros e a tão famosa entrevista de emprego são alguns exemplos.

E como fazer para não passar vergonha? Existe fórmula do sucesso para tais situações?

Neste texto, passarei algumas dicas para que, pelo menos na entrevista de emprego, você esteja melhor preparado (a) e saia na frente dos seus concorrentes.

Antes de mais nada, existem alguns cuidados que são fundamentais e dispensam qualquer explanação.

Pontualidade, higiene, organização e vestimenta são imprescindíveis na hora da entrevista, eles fazem parte da primeira impressão que você vai passar para seus avaliadores e dizem muito a seu respeito sem ao menos ter aberto a boca.

Tenha muita atenção em relação a esses quesitos.

1. Analise o perfil da vaga

Saber as características do profissional que eles buscam pode te auxiliar com relação a sua capacitação e conciliação de perfil pessoal com profissional. Não tente ser alguém que você não é, muito menos falar que tem algo que eles pedem sem ter. Isso pode em algum momento te prejudicar caso seja cobrado.

2. Pesquise sobre a empresa

Saber para quem você deseja trabalhar é muito importante. Demonstra o seu interesse por aquela empresa, que ela não foi só mais uma onde você deixou seu currículo. Eles foram atrás das suas informações para fazer a seleção, demonstre o mesmo cuidado com eles.

3. Método “S.T.A.R”

Principalmente em cargos que buscam pessoas com experiência a exemplificação de experiências torna-se uma constante, para isso o método “S.T.A.R” pode lhe ajudar, ele consiste em uma sequência cronológica que você deve ter em sua cabeça para explanar sobre alguma experiência.

São eles: Situação, Tarefa, Atuação e Resultado, seguindo essa ordem a ideia de objetividade é passada e você ganha pontos com o entrevistador.

4. Assuma sua falta de conhecimento

Você não é obrigado a saber todas as respostas que eles lhe fizerem, porém, mostre-se proativo em ir em busca da resposta ou conhecimento para obtê-la. É muito melhor você assumir que não sabe a resposta de algo do que mentir e acabar fazendo papel de bobo.

Lembre-se de que quem está ali o avaliando provavelmente sabe a resposta daquilo que está lhe perguntando.

entrevista-de-emprego-1

5. Tire suas dúvidas

Não é feio perguntar, esclareça tudo aquilo que você precisar. O emprego é uma via de mão dupla onde você atende as necessidades da empresa e a empresa deve atender as suas. A boa comunicação entre ambas é fundamental para o sucesso e bom desempenho.

6. Cuidado nas redes sociais

Assim como você o dono da empresa e a assistente de RH possuem Facebook, Twitter, Instagram. Tenha cuidado com o que fala e como fala nas redes sociais, não é porque você usa eles quando não está trabalhando que elas só funcionam fora do seu trabalho.

7. Pense antes de falar

Quando for perguntado sobre algo, faça uma pequena pausa antes de responder e pense no que vai falar. Isso lhe ajudará a não cometer gafes e ter respostas mais desenvolvidas para as perguntas que lhe fizerem.

8. Treine

Treine, treine, treine e treine. Sabe aquele medalhista olímpico que você viu no pódio levantando a medalha de ouro? Ele está lá porque treino muito e na hora “H” errou menos que seus adversários o que propiciou a ele essa conquista.

Existem algumas perguntas que você pode prever como por exemplo: “Qual sua qualidade?”, “Qual seu defeito?”, “Por que devemos contratar você?”. Ter uma resposta já montada e bem estruturada ajudará a se destacar perante seus concorrentes.

A vaga deste emprego é a sua medalha, então treine para conquistá-la.

Estar preparado para uma entrevista trará confiança e assim você poderá desempenhar um melhor papel nesse momento tão importante. Aproveite as dicas e boa sorte!

Por Guilherme Sprocatti Santana, organizador do evento Santos Social Media e gestor do grupo de mesmo nome