Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Veganismo e vegetarianismo em Santos: consumo cada vez mais consciente

  • 1
    Share

Em 2004, quando tinha apenas 14 anos, Juliana Salgado se tornou vegana.

Na época, não comer produtos de origem animal ainda era algo visto como incomum. Abrir mão também de todos os derivados de leite soava impossível para muita gente. Mas ela encarou o desafio e todos os “você vai morrer” que ouviu de amigos e da própria família. Desde então, 16 anos se passaram e ambos os estilos de vida – vegetarianismo e veganismo – ganharam mais e mais adeptos em todo mundo.

De acordo com uma pesquisa do Ibope, 14% dos brasileiros não comem proteína animal. O que, em média, corresponde a 30 milhões de pessoas. Destas, cerca de 8 milhões também abriram mão de ovos, leite, manteiga e qualquer produto que cause sofrimento aos animais.

www.juicysantos.com.br - vegetariano e vegano em santos sp

Assim como Juliana, eles são veganos. Se você faz parte dessa galera, uma boa notícia.

Não é tão difícil ser vegano ou vegetariano em Santos

Já que, nos últimos anos, a cidade ganhou vários restaurantes com esse foco. No total, são 12 opções entre restaurantes totalmente vegetarianos ou veganos – ou então com ambas as opções.

Isso sem contar as casas da cidade que têm pratos para esse público em seus cardápios. Cada vez mais, os restaurantes ditos “tradicionais” adotam alternativas sem proteína animal ou adaptam receitas que já existem.

Aliás, até uma fábrica de chocolate vegano tem seu endereço na cidade, sabia? A Super Vegan existe desde 2018 e entrega suas barras de chocolate em todo o país. Por trás da marca, está Juliana, que morria de saudades de comer um chocolate branco que derretesse na boca.

www.juicysantos.com.br - ser vegano ou vegetariano em santos sp

“Não conseguia encontrar nada com uma textura cremosa e um sabor gostoso. Então, comecei a estudar os processos de produção do chocolate e tentar formular algo”. 

As pesquisas surtiram efeito. Atualmente, a marca de chocolates veganos santista tem nada menos do que 11 sabores de chocolates, divididos em três linhas:

  • Nuts;
  • Tradicional;
  • Coco.

Para todos os casos, a produção começa pela amêndoa de cacau. Que, logo em seguida, se torna nibs e, então, é refinada com açúcar para os chocolates escuros ou se torna manteiga de cacau para os chocolates brancos. Por fim, o processo termina em um moinho de pedra por 48 horas.

A textura não perde em nada para os chocolates com leite.

Além da alimentação

Enquanto quem é vegetariano abre mão apenas da proteína animais – e continua, por exemplo, comendo chocolate com leite ou usando bolsa de couro -, veganos não consomem nada que cause o sofrimento de animais.

Nem mesmo produtos testados neles.

Neste sentido, a cidade chegou a ter um empório onde apenas produtos veganos eram vendidos. O All Vegan fechou há algum tempo, mas ainda é possível encontrar esse tipo de mercadorias em lojas de produtos naturais – que, normalmente, tem uma gondola exclusiva para veganos.

Além disso, a cidade também abriga marcas veganas que não tem foco na alimentação. É o caso da Bruma, de cosméticos, e da Abicatori, de moda sustentável.

“Estou sempre buscando para mim e para minha família opções sustentáveis de vida e consumo”, explica Bruna de Biasso, da Bruma.

Cabeleireira há mais de 20 anos, o interesse por opções naturais para cuidados dos cabelos e beleza surgiu há cerca de 10 anos. Mas só em 2015, durante a gestação do segundo filho, começou a formular os próprios shampoos. Dos produtos para consumo próprio, surgiu a Bruma.

www.juicysantos.com.br - bruma cosméticos veganos e vegetarianos em santos sp shampoos solidos

Atualmente, a marca oferece produtos cabelo, rosto e corpo.

“Nossa produção é artesanal, damos preferência por matérias-primas brasileiras e uma cadeia produtiva justa e sustentável”, explica.  

Na Abicatori, a produção de bolsas, carteiras e outros acessórios segue a mesma lógica. Flávia Abicatori faz todas as bolsas e nenhuma peça leva couro. Pelo contrário, a maior parte do material é reutilizado.

“Quando eu fiz o curso de estilista de bolsas, odiava ter que cortar couro. Aí decidi que não trabalharia com nenhum material de origem animal e foquei no upcycling”.

www.juicysantos.com.br - bolsa vegana da abicatori

Além disso, a marca não tem estoque. Os produtos são repostos sempre após a venda – o que garante menor descarte de produtos e também maior personalização. Flávia vai conversando com os clientes durante todo o processo. E, quando o cliente cansa da bolsa, pode devolvê-la e ganhar desconto em um novo item.

Restaurantes vegetarianos e veganos em Santos

Juliana não ficou sem comer, lá em 2014, por ter optado por uma alimentação vegana. A família da Bruna também não passa vontade e são todos vegetarianos. Você, se acaso decidir tirar os produtos de origem animal da sua vida, também não vai enfrentar dificuldades.

Em Santos, encontramos 12 restaurantes exclusivamente dedicados a não servir proteína animal. Também temos visto que as opções em toda a cidade vêm aumentando sempre mais. Para te ajudar a encontrá-los, nós montamos um guia completo para quem é vegetariano ou vegano em Santos. Inclusive, tem ótimas pedidas de delivery pra comer bem sem sair de casa.

Clique aqui para ver e baixar o guia do Juicy Santos para vegetarianos e veganos em Santos

E se você tiver dúvidas de razões para optar por esse estilo de alimentação, a gente sugere que assista à nova campanha do Greenpeace Brasil com o Wagner Moura: