Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

Guia completo para aproveitar o que há de melhor em Santos com pets

Tobias tem 7 anos e, assim como é comum nessa idade, ama ir à praia.

Aos finais de semana, o passeio é certo: longas caminhadas pelo calçadão o esperam. Antes de voltar para casa, como é tradição entre os santistas, sempre há uma parada no Zé do Coco para refrescar. O trajeto, às vezes, inclui uma pausa para fotos e olhares curiosos. As fotos são para o Instagram, já que ele é um influenciador digital em ascensão e os olhares são pelo fato do cãozinho da raça dachshund (popularmente conhecida como salsicha) ser cadeirante.

Assim como ele, Armandinho e Nina (yorkshires) amam passear na praia.

Apesar dos cãezinhos não terem nenhuma limitação física, seus tutores também seguem o trajeto que Ana Paula faz com Tobias, ou seja, nada de andar na areia. Isso acontece porque de acordo com a lei 3531/1968 do Código de Posturas do Município de Santos os pets não podem circular na faixa de areia da praia. Se acaso a regra não for cumprida, os tutores podem ser multados no valor de R$ 321. Só para ilustrar: em 2018 foram aplicadas 78 multas.

Então aqui vai a primeira dica: nada de levar o seu mascote para brincar pela areia. Pelo menos não por enquanto!

Santos com pets: os melhores rolês da cidade

Vai ter cachorro na praia sim

Um dos melhores passeios em Santos é a praia. Por isso, os rabinhos de Tobias, Armandinho, Nina e todos os cachorros da cidade balançam incansavelmente enquanto andam pelo calçadão. É por isso também que uma campanha busca liberar um trecho da praia para os cães.

O objetivo do projeto é conseguir uma faixa de areia na qual os pets possam circular. Assim como acontecem em cidades como Vancouver (no Canadá) e Califórnia (nos Estados Unidos). Deste modo, quem é contrario a presença dos bichinhos não vai se incomodar e quem não é pode curtir o espaço público com os pets. A pauta vem sendo discutida na câmara.

Pet friendly em Santos

Enquanto a legislação da cidade não avança nesse sentido, em muitos estabelecimentos em Santos os bichinhos já são bem-vindos. O que, segundo Patrícia Camargo (tutora do Armandinho e da Nina) é algo importantíssimo, uma vez que os pets são como filhos em muitas casas.

“Nossa programação é feita sempre pensando neles! Quando vamos viajar ou programar o final de semana, por exemplo, sempre priorizamos estar com eles. É muito ruim ir para algum lugar e imaginar eles sozinhos em casa a nossa espera… afinal, a maior alegria deles é estar com a gente”.

Desde 2016 as experiências vividas com Armandinho e Nina, aqui em Santos e em viagens pelo Brasil, são compartilhadas no site e nas redes sociais do Eu, você e os pets. Por lá, inclusive, é possível encontrar uma lista de estabelecimentos onde os ‘aumigos’ são bem-vindos.

Só de bares, são 25 endereços espalhados por entre os 7 canais de Santos. A lista em ordem alfabética é:

  1. Adega Santista
  2. Artesanal X Burger
  3. Bamberg Express Santos
  4. Bandoleiro BBQ – Bar & Grill
  5. Baraçai
  6. Boteco da Ponta
  7. Capim Limão Restaurante Vegetariano
  8. Cola na Base Bar
  9. Creperia da Praia (Ponta da Praia)
  10. DaHora Food
  11. D’Casa Café e Bistrô
  12. Frutaria do 3
  13. House Bar, Cozinha & Arte
  14. Kanoa
  15. Lorient Bistrô
  16. Pizza Bar Santos
  17. Ragazzo
  18. Savannah SteakHouse
  19. Speed Bar & Espetaria
  20. Tapa Bar
  21. Terra Santa Pizza
  22. The Dags
  23. Tiki Bar
  24. Vida Boa Poke & Cia
  25. Zero Zero Burger Bar

Detalhes sobre cardápio pet, água para os bichinhos e como funciona a área pet friendly podem ser encontrados no site 🙂

Saúde em primeiro lugar

Além dos passeios, também é importante cuidar da saúde dos animais.

O Tobias, por exemplo, precisou passar por um período de internação e cirurgia de emergência em junho do ano passado. Os atendimentos aconteceram por conta de um hérnia de disco na lombar e o problema resultou na paralisia dos membros inferiores. É por isso que ele sempre é visto a rua andando de carrinho ou utilizando uma  cadeirinha de rodas.  Também por esse motivo, a rotina do salsichinha tem tratamentos semanais de acupuntura domiciliar e sessões de fisioterapia para reabilitação.

juicysantos.com.br - Santos com pets

Ambos os tratamentos são encontrados aqui em Santos (particulares). Também é possível encontrar na cidade clinicas com atendimento 24 horas e serviços oferecidos pela prefeitura, como é o caso da castração e das vacinas.

+ Animais das Aldeias da Baixada Santista: Conheça o projeto

Nos últimos dois anos, mais de 10 mil animais foram castrados no CODEVIDA (Av. Francisco Manoel, sem número, Jabaquara) e nos dois castramóveis que a cidade possui.  Quem tem interesse no serviço deve comparecer ao  CODEVIDA com RG e comprovante de residência no 15° dia útil do mês para agendar a castração. Já a vacinação para as principais doenças infectocontagiosas é feita (também gratuitamente) pela Semam, em cães e gatos.

Outros serviços podem ser encontrados com valores mais acessíveis no Centro Médico Veterinário da São Judas – Campus Unimonte.

Adoção de pets em Santos

Nem todos os animais em Santos têm a sorte de viver em lares como o da Ana Paula e o da Patrícia. Alguns estão aguardando serem adotados e você pode ajuda-los. Primeiramente, adotando um ou então dedicando um tempo para dar amor e carinho a eles.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santos, são realizadas até duas feiras de adoção por mês em vários pontos da cidade. O Mapan também organiza eventos quinzenais na cidade, o segundo e quarto sábado (sem chuva) de cada mês tem o evento no Gonzaga. Das 15h às 18h30 os animais ficam na calçada na Ana Costa (em frente ao shopping Parque Balneário) esperando uma nova família. Para adotar é necessário ser maior de 21 anos e ter RG, CPF e comprovante de residência em mãos.

Se acaso você não puder ter um bichinho no momento, tudo bem. Os projetos Rolê Animal e Aconchego Felino buscam proporcionar o bem-estar mental dos animais através de passeios diários. Você pode ser voluntário e sair para passear com os cães ou então brincar com os gatos que não foram adotados.

juicysantos.com.br - Santos com pets

Ambos os projetos acontecem na Codevida. Em outras palavras, não é possível levar os bichinhos para o passeio preferido do Tobias, Armandinho e Nina. Mas, certamente, todos eles vão amar o rolê e achar que é o mais incrível de Santos 🙂