Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

8 motivos para não perder o Encontro de Criadores

Santos vai ferver com o calor do futuro – e isso a gente garante.

Já marque na agenda os dias 17 e 18 de agosto. Bloqueie o fim de semana, chame os amigos e prepare-se, pois o Encontro de Criadores está chegando.

Sim, estamos falando do maior festival de criatividade do litoral paulista.

Em sua 9ª edição, o evento vem ainda maior, melhor e, claro, mais criativo. Depois de uma versão pocket no Santos Jazz Festival, agora é a hora de ocupar inteiramente os Arcos do Valongo com música, arte, moda, inovação e comportamento.

Aqui no Juicy Santos, acompanhamos cada passo dos 4 anos desse projeto. Portanto, dá um quentinho no coração de ver ele ficar ainda mais legal a cada nova edição.

www.juicysantos.com.br - encontro de criadores 2019

Agora, unem-se ao idealizador Heitor Cabral o Estúdio Iande, coordenado por dois profissionais com ampla experiência em produção cultural. Rafael Forte, designer, e Marília Jordão, arquiteta e urbanista, reforçam o time da organização.

www.juicysantos.com.br - encontro de criadores

“Nesta edição, o Encontro de Criadores esquenta as ideias e lança seu pensamento ao futuro. Em um presente onde as pessoas, sociedade e empresas se entendem como responsáveis pelo destino da civilização, todos procuram um propósito, nascem novos questionamentos, formas de troca, organizações e, maneiras de se relacionar, trazemos possibilidades e visões sobre esse admirável mundo com uma curadoria focada em expressões, ideias que apontam para um futuro mais coletivo e responsável. Quente como a música e fluido como as ideias, lubrificamos a máquina que nos impulsiona, o social”, explica Cabral.

Nós estamos animadíssimas – leia a matéria até o fim pra saber a razão!

Por isso, vamos te contar tudo o que vai rolar no Encontro de Criadores.

Se organizar direitinho todo mundo curte tudo!

www.juicysantos.com.br - encontro de criadores 2019

8 coisas imperdíveis que vão rolar no Encontro de Criadores

1. Shows maneiríssimos

O lineup desta edição do Encontro de Criadores está caprichadíssimo! Sério, é pra glorificar de pé.

Ao todo, 13 artistas vão subir ao palco montado no Arcos, apresentando seus trabalhos e estabelecendo uma conexão única com o público de Santos.

www.juicysantos.com.br - cantora céu se apresenta no encontro de criadores

Dá uma olhada nesse preview:

  • Céu
  • Zimbra
  • Vibehouse
  • 2d1
  • Manacá Me Viu Pequena
  • Judas no Deserto
  • Rachell Luz
  • João Perreka e os Alambiques
  • DJ Beto Machado
  • DJ Roberta Buongermino

Lembrando que todas as atividades, inclusive os shows, são gratuitas!

2. Feira criativa

O empreendedorismo criativo é outro ponto alto do Encontro de Criadores. Mais de 45 expositores de moda, design, artes visuais, decoração e produtos naturais levam seus produtos para o Arcos do Valongo.

É a sua chance de comprar de quem faz. E a partir de uma curadoria super bem feita da equipe do evento.

O processo de escolha dos participantes leva em conta a criatividade, o envolvimento do empreendedor, o impacto social e ambiental do projeto e também o alinhamento com o que é o Encontro de Criadores.

www.juicysantos.com.br - encontro de criadores

Vale lembrar: ao comprar itens diretamente de quem faz, a gente estimula a economia criativa e os pequenos empreendedores.

3. Lineup gastronômico

A comida sempre faz sucesso no Encontro de Criadores. A democratização do acesso à gastronomia, inclusive, sempre foi uma das diretrizes do evento. Assim, dois chefs conhecidos em Santos foram escalados para elaborar pratos com formato acessível para o público degustar.

Eduardo Lascane, do ELO Gastronomia, e Maísa Campos, da Casa 147, estão à frente do lineup gastronômico.

Além disso, várias opções estarão disponíveis em quiosques, food trucks e food bikes, como sorvete artesanal tailandês, drinks exclusivos do evento, comida de rua, queijos especiais, pizza, hambúrguer artesanal, culinária japonesa, comida vegetariana e vegana, crepes, além das tradicionais delícias brasileiras, como coxinha, brigadeiro, entre outras.

4. Exposição de artes visuais

Outra ação inédita: a Feira de Artes Visuais.

Logo na entrada do Arcos do Valongo, o Encontro de Criadores dedica uma área aos artistas locais. No espaço, estarão expostos trabalhos autorais de cerca de 25 artistas de artes visuais.

As técnicas presentes são as mais diferentes possíveis: serigrafia, xilogravura, ilustração, fotografia, colagem, entre outros.

5. Troca de experiências e ideias

Nas edições anteriores, o Trocando Ideias lotou espaços de gente interessada em debater temas relevantes pra cidade, pra sociedade e também pros indivíduos.

Então, nada mais justo do que trazer de volta o formato.

www.juicysantos.com.br - encontro de criadores trocando ideias

O espaço de troca de saberes e fazeres terá talks com nomes de peso sobre Design Além do Gráfico; Music Branding; Diversidade no Empreendedorismo Criativo e Cidades ou Pessoas Criativas.

Para saber a programação, confirme presença no Facebook.

6. Espaço maker

Se liga nesse futuro: qualquer pessoa que passar pelo local poderá experimentar e criar em ferramentas digitais.

Impressora 3D e marcenaria, por exemplo, estarão disponíveis em uma área de “faça você mesmo”, com facilitadores e muitas ideias no ar. Até as crianças vão curtir esse experimento!

7. Fazendo a nossa parte

O Encontro de Criadores de 2019 busca zerar a utilização de plástico de uso único.

Toda a geração de resíduo antes, durante e depois do evento será feita buscando o menor impacto ao meio ambiente e o maior reaproveitamento de materiais possível.

O material de identidade visual também será reaproveitado.

Na parte de impacto social, o Instituto Procomum se une ao projeto, por meio da Colaboradora. Trata-se de uma plataforma de colaboração que congrega um ambiente coletivo de trabalho e uma escola de formação livre.

8. As camisetas mais legais da cidade!

Se você está atrás de uma camiseta do Juicy Santos para chamar de sua, se liga. Teremos um espaço incrível, concebido pela designer de interiores Yanaina Mella, no Encontro de Criadores.

www.juicysantos.com.br - camisetas do juicy santos dezembro de 2018

Lá, você vai poder comprar as peças e também tirar fotos iradas em cenários 100% instagramáveis.

Vamos levar não apenas várias novas estampas e novas cores de camisetas, como também os bodies femininos e uma edição limitadíssima de moletons. Tudo, sempre, com o orgulho caiçara estampado no peito.

www.juicysantos.com.br - camisetas do juicy santos no encontro de criadores

Pra ver spoilers dos modelos, não deixe de seguir a gente no Instagram.

E como fazer pra ir ao Encontro de Criadores?

Como sempre, o evento é totalmente gratuito. Mas você pode fazer sua inscrição prévia pela internet para ter preferência de acesso ao local.

Inscreva-se no Encontro de Criadores aqui

Não esqueça dos detalhes.

O Encontro de Criadores rola nos dias 17 e 18 de agosto (sábado e domingo), das 14 às 2 horas e das 14 à meia-noite, respectivamente.

O Arcos do Valongo dfica na Rua Comendador Neto, 3, Centro.

Para aproveitar melhor, vá de carro de aplicativo,bike, ônibus ou divida a carona com a galera.