Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

O que é um casamento tropical? Descubra e apaixone-se pela tendência

Se você vai casar em breve e está pensando em uma decoração que mistura branco com tons perolados e off white, esqueça.

As cores vibrantes estão de volta aos casamentos e estão melhores do que nunca, pois vão transformar a sua festa em um verdadeiro casamento tropical. E já que estamos falando em um casamento em Santos ou região, era isso que estava faltando. Afinal, a brisa e o aroma do mar você já tinha garantidos. E o calor também é um convidado que dificilmente fica de fora.

Não acredita? Para provar que o casamento tropical é a tendência da vez e também a mais bonita dos últimos tempos, o Juicy conversou com uma galera de Santos que entende tudo sobre casamentos. Da decoração ao penteado da noiva, dress code e outros detalhes.

juicysantos.com.br - casamento tropical

Ao final dessa leitura, você terá certeza que o casamento tropical foi feito para você!

O que é um casamento tropical

Primeiramente, vamos entender o que significa falar de um ‘casamento tropical’.

Essa expressão se popularizou em meados de 2016. No entanto, revistas especializadas e profissionais do mundo inteiro a apontam como a tendência para casamentos nos próximos anos. Em resumo, são casamentos que têm a composição baseada na diversidade e cores típicas de países tropicais. Como resultado, os noivos saem do padrão e têm uma festa personalizada. Tudo isso com uma paleta de cores vibrantes e alegres, plantas e folhagens nativas, um cardápio leve e o que mais a criatividade permitir.

“Com a crescente busca pelo bem estar e interação com natureza, cerimônias com essa temática tem ganhado mais adeptos. E já que vivemos em um país tropical, esse estilo é sem dúvidas o mais adequado tanto para quem pretende casar no verão quanto em outras estações. Afinal, em ambientes praianos o clima é tropical sempre”, explica Camilla Rocha, da Alecrim Flor de Bike.

Também de acordo com ela, é comum que essas cerimônias tenham (além das plantas, flores e frutas tropicais) móveis de madeira e objetos decorativos artesanais.

Como planejar um casamento tropical

Mas nem só de decoração se faz um casamento. Por isso, também é importante pensar em outras questões quando você estiver organizando o seu casamento tropical. Calma, isso não significa que vai dar mais trabalho ou demandar mais tempo. Segundo Juliana Luzetti, da  Juluzetti Assessoria, o ideal é iniciar o processo com cerca de 18 meses de antecedência (mesmo tempo de casamentos tradicionais). Deste modo, os noivos conseguem um bom planejamento financeiro e também tempo para conhecer mais fornecedores.

Noelle Saborido, por exemplo, vai casar em outubro e já está organizando a festa. Segundo ela, o objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível aos convidados. Para isso, o grande dia terá uma cara de luau, mas sem perder a elegância.

 “Fiquei encantada pela leveza, a ideia das pessoas celebrarem e se divertirem sem se preocupar com rótulos ou protocolos” comenta. “Gosto do colorido, da mistura de texturas e do ar abrasileirado que a festa vai ter”.

Leve e confortável

Se você concorda com a Noelle e vai fazer um casamento tropical, é importante lembrar que a partir de certa idade, casamentos são comuns. Por isso, muitos dos seus convidados podem ter uma ideia pré-definida sobre a vestimenta e o que esperar da festa. Já que você abriu mão de boa parte do que é tradicional, é importante alertá-los. Assim, eles realmente terão uma experiência inesquecível.

Isso significa que desde o convite devem estar claras informações sobre, por exemplo, o dress code do evento.

“Não existe um dress code padrão para casamentos tropicais, nem para os noivos ou para os convidados. A definição é feita a partir de uma avaliação que considera fatores como o local e o horário da cerimônia, pois há estilos diferentes para tratar a vestimenta do tema tropical”, explica Fabiano Santos, do Ricardo Mozulon.

Para Anna Yris Fernandes, da Santos Maison, essa regra também funciona na hora de escolher o vestido da noiva. De acordo com ela, uma boa dica sobre o vestido da noiva para um ambiente tropical é que seja lânguido e com pouco ou sem brilho.

Ainda segundo suas indicações, é importante que os acessórios que acompanham sejam de acordo com o vestido.

“Sempre recomendo que sejam flores naturais, para harmonizar o traje ao ambiente. No caso de um casamento noturno, esses acessórios podem ser, por exemplo, um aramado. Assim a noiva terá o visual mais sofisticado, sem perder a essência do tema”.

juicysantos.com.br - casamento tropical

Fabiano Santos, da Ricardo Mozulon, completa dizendo que o traje do noivo deve estar em harmonia com o vestido da noiva. Para ele, peças de alfaiataria dão um leitura mais elegante dentro do estilo criado.

E antes que você pergunte sobre cabelo e maquiagem, a regra é a mesma: leveza e conforto. Mas, como a Carolina Oliveira da Moana House Salon destaca, o mais importante é que a noiva se sinta bem consigo mesma, pois isso refletirá toda a potência da sua beleza natural.

Gosto de mar

Agora que você sabe como decidir o dress code, decoração, vestimenta dos noivos, cabelo e maquiagem da noiva em um casamento tropical, chegou a hora de falar sobre o buffet. Afinal, toda boa festa tem comidinhas incríveis. E essa regra continua valendo para esse estilo de casamento.

Entre a cerimônia e a pista de dança, é sempre bom recarregar as energias. De acordo com Juliana Luzetti, em casamentos tropicais todos esperam uma comida leve e colorida. Neste sentido, o cardápio pode abusar de flores comestíveis, especiarias e frutas tropicais vindas da região norte do Brasil. Peixes e frutos do mar também são bem-vindos e fazem sucesso.

Não só o cardápio muda, como a maneira de servir também é diferente. Esqueça o jantar em maneira de banquete, mil garçons e toda a formalidade. Em um casamento tropical, normalmente o jantar é feito em estilo finger food. Então você terá uma ilha gastronômica (ou mais) na qual os convidados  podem ser servir durante toda a festa e provar diferentes receitas.

Os drinks também podem seguir a pegada tropical, ao serem feitos de frutas como, por exemplo, abacaxi, coco, carambola e acerola 🙂

Já esqueceu a decoração do tons pastéis, né? Afinal, nem que não vai querer um casamento tão lindo quanto os cliques dessa matéria, feitos pela Nayara Andrade Fotografia?

Comece já o planejamento do seu casamento tropical e boa festa!

Fotos: Nayara Andrade Fotografia | Local: Espaço Plataforma | Modelos: Thayná Souza e Diego Santos | Decoração: Alecrim Flor de Bike | Mobiliário e Acervo: Joy Mimos | Traje feminino: Santos Maison | Traje masculino: Ricardo Muzolon |Cabelo e maquiagem: Moana House Salon | Bolo: Conrado Brigaderia | Doces: Targon Doces Finos | Bem casados: Celebrar Bem Casados | Pratos de cerâmica: Bia Corrêa Cerâmica | Assessoria: Juliana Luzetti