Tecno Warriors: projeto une tecnologia e reciclagem

Para onde vai o lixo que produzimos? O conceito de jogar fora é bem raso, se levarmos em consideração que o “fora” ainda é dentro do nosso ambiente (bairro/cidade/região).

Pensando nisso, a equipe de robótica Tecno Warriors – da escola SESI 412, aqui de Santos – deu início a um projeto de pesquisa, que fará parte do torneio First Lego League (FLL), uma competição nacional entre estudantes patrocinada pela LEGO. 

 Tecno WarriorsImagem: Divulgação

Já que o tema desse ano é Caminhos para o Lixo, a turma de santistas estudou os excessos, tanto daqui quanto de todo o país, e se deu conta da quantidade de papel, que é descartado em ambientes variados.

Pra quem gosta do assunto, sugerimos a série em vídeo do projeto Story of Stuff.

“Depois que eles perceberam esse problema, foram três meses dedicados a visitas escolares e a lugares relacionados ao lixo, como o Parque Ambiental Sambaiatuba”, explica Fellipe Lopes, professor responsável pelo grupo.

Projeto Embla

Após identificarem a questão a ser tratada, o grupo criou o Projeto Embla. O objetivo é visitar escolas e compartilhar conhecimentos sobre a reciclagem de papel. “As crianças estão se mostrando bastante interessadas e as escolas também estão aceitando a proposta”.

O processo de reciclagem é bem manual, uma atividade legal de fazer com as crianças, mesmo que em casa. “Utilizamos baldes, papeis (como sulfite ou jornal), água, liquidificador (exclusivo para o processo), telas quadrangulares de madeira, arame envolvidos em uma meia-calça, e como opcional, cola líquida e corante” – veja o passo-a-passo aqui.

 Tecno WarriorsImagem: Divulgação

First Lego League

O torneio, voltado para jovens de 9 a 16 anos, foi criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia. São mais de 80 países na competição. São duas opções: o projeto de pesquisa ou o desafio do robô (que deve ser produzido com peças de lego e programados com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®).

Aqui no Brasil serão nove etapas regionais e uma nacional. “Nós ainda não apresentamos o projeto para a FLL, a competição será no SESI de Osasco”, finaliza o professor.

Dá para entender bem nesse vídeo:

Desejamos boa sorte a essa molecada! Caso você seja educador e queira conscientizar os seus alunos, entre em contato com (13) 3299-6013, com Fellipe.