Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Como cuidar dos pets nos dias de calor

Que Santos é um forninho nós já estamos cansados de saber. Afinal de contas, reclamamos das altas temperaturas sempre que possível e já até procuramos explicações cientificas pra isso. Os cuidados que devem ser tomados com as crianças e conosco são sempre esclarecidos na TV, rádio, jornais e todos os meios de comunicação. Mas e os animais? Como cuidar dos pets nos dias de calor?

orla da praia de santos

A dona Rita costuma andar com o Stitch, seu buldogue, pela praia todas as manhãs. “Ele estava acima do peso, agora trago para as caminhadas matinais pelo menos três vezes por semana. Mas, nos dias mais quentes ele empaca, quer ir pra sobra, não da muito certo”, relata.

Antonella Chiaratti, diretora clínica do Vitale – Centro Médico Veterinário 24 horas – explica que o ideal é passear nos horários em que o sol não esteja muito quente, antes das 9 horas ou após às 18 horas.

“Para proteger a pele de queimadoras, o uso de protetor solar e roupas específicas para passeio também são indicados, principalmente para os animais de pelo curto com pele clara e que durante o passeio ficam rosados”, adverte Antonella.

Campanha para ajudar os animais da Serra do Mar

Entretantando, antes da aplicação, é necessário verificar se o animalzinho não tem nenhuma alergia.

“Qualquer produto pode gerar alergia e irritação. Por isso, antes do uso, o teste deve ser feito com a aplicação do produto em uma pequena área (tamanho de uma moeda de um centavo, aproximadamente), na região interna da coxa. Após espalhar o creme, aguarde 15 minutos. Se não houver nenhum tipo de reação, então pode aplicar normalmente no animal. Sempre que mudar o produto, faça o teste novamente”.

Leia também:
Adoção de Pets em Santos

Outra dúvida da dona Rita, e provavelmente de outras pessoas, é em relação a temperatura da água que dá ao Stitch. Pode ser gelada. Inclusive,  a veterinária aconselha adicionar pedras de gelo ou cubinhos feitos com água de coco natural.

Para finalizar, Antonella lembra que os animais com muito pelo devem ser tosados, como forma de aliviar o calor e adverte “já o banho deve ser realizado em dias mais tranquilos no pet shop. Muito tempo de permanência dentro do ambiente quente, com secadores, principalmente em animais de pelos longos, pode gerar desconforto”.