Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Reciclagem de esponjas de limpeza doméstica na Baixada Santista

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

  • 724
    Shares

Se você busca diminuir seus impactos ambientais, provavelmente, a reciclagem já faz parte da sua rotina. Os canudos de plástico também devem ter sido excluídos ou evitados ao máximo, né? Mas e as esponjas que você usa para lavar a louça, o que faz quando elas não servem mais?

Em sua maioria, o destino é o lixo.

No entanto, as coisas estão prestes a mudar. Pois, a partir de agora, é possível ajudar na reciclagem de esponjas de limpeza doméstica na Baixada Santista. Isso porque uma parceria entre a 3M e a rede Makro espalhou pontos de coleta do Programa Nacional de Reciclagem da Scotch-Brite pelo país.

www.juicysantos.com.br - onde reciclar esponjas na baixada santista descarte correto

Duas lojas aqui da região estão lista de endereços.

E, antes de mais nada, vale dizer: os consumidores podem levar esponjas de qualquer marca e tamanho.

Reciclagem de esponjas de limpeza doméstica na Baixada Santista

Em resumo, você separa as suas esponjas e leva até o ponto de coleta. Em seguida, o material segue para o local em que as esponjas são transformadas em matéria-prima e, então, utilizadas para fabricar novos produtos de plástico. Baldes, lixeiras e pás de lixo, por exemplo, recebem o material que até então era descartado.

+ Lavanderias em Santos que valem cada centavo

Uma coisa legal é que essa iniciativa é, atualmente, a única no mundo a oferecer um novo destino para esponjas de limpeza doméstica usadas. Além disso, mais do que a reciclagem, o programa também permite que os consumidores apoiem uma causa social. A cada esponja enviada para a reciclagem, R$ 0,02 serão doados para instituições como:

  • Instituto Akatu
  • Vila Vicentina
  • Lar de São José
  • Associação Lugar de Amor e Restauração
  • Asilo Souza Lima
  • Casa de Assistência Victor Adriano

Onde levar as suas esponjas usadas

Gostou da ideia? Então comece já a separar as esponjas, avise a vizinhança e incentive a galera do condomínio a fazer o mesmo. Atualmente, estas são as duas unidades do Makro que receberam os pontos de coleta na Baixada Santista:

Makro Praia Grande
Av. Ayrton Senna da Silva, 119, Praia Grande

Makro Santos
Av. Nossa Senhora de Fátima, 1440, Zona Noroeste

Se nenhuma das unidades foram acessíveis para você, também dá para participar gratuitamente do Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas. Para isso, basta se cadastrar no site, juntar as esponjas e imprimir uma etiqueta pré-paga dos Correios na página do programa 🙂