Texto porLetícia Rossi

Curiosidades sobre o Super Centro do Boqueirão

  • 4
    Shares

Uma das coisas que o santista gosta é fazer compras perto de casa. Motivo pelo qual o Super Centro do Boqueirão continua sendo concorrência fortíssima pros shoppings centers da cidade. E você sabe a história desse local querido por muitos santistas? A gente conta.

Antes de ser o Super Centro Boqueirão o local abrigava a garagem da companhia Expresso Brasileiro. Só em 1963 a construção do centro comercial que conhecemos hoje comecou.

O ex-administrador do centro de compras José de Carvalho, que trabalha no local até hoje relembra: “Moro aqui há mais de 50 anos e não esqueço dos chalés na Av. Siqueira Campos”.

O centro comercial do Boqueirão reinou absoluto até 1977, quando outro empreendimento do gênero surgiu em Santos: o centro de compras Parque Balneário, no Gonzaga, que hoje chama Shopping Parque Balneário e inspirou o surgimento de outros grandes Shopping como o  Miramar (também no Gonzaga), Praiamar (Aparecida) e nas cidades vizinhas.

O Super Centro do Boqueirão abriu suas portas ao público em 1965, na esquina das ruas Oswaldo Cruz e Lobo Viana, no bairro do Boqueirão.

Considerado o mais antigo centro de compras da América Latina somente agora ganhou uma reforma em toda a fachada e interior.

São 205 lojas visitadas diariamente por centenas de pessoas. Com uma administração bastante organizada e preocupada com a manutenção das lojas e áreas comuns, o local é ponto certo de encontros de gerações santistas na busca de diversão ou presentes.

Com promoções especiais em épocas como Natal, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, o Super Centro do Boqueirão motivou a abertura de muitas lojas, restaurantes e até universidades ao seu redor.

super centro do boqueirão

Fachada atual

Na minha opinião o Super Centro se mantêm até hoje a frente de grandes shoppings por seu ar descompromissado. É possível ir e voltar a pé, fazer compras e relaxar ao ar livre (aproveitando os momentos entre as compras para sentar nos banquinhos em um dia de sol delicioso), tomar um sorvete, usufruir da wi-fi tomando um bom café nos seus vários cafézinhos espalhados.

Dentre as tantas lojas, algumas são nossas favoritas: Beneditta Casa,  Paula Dias Bijoux e Acessórios, Choco Cau, Bobot`s, Iogurteria, Temakeria Santista, Berkanas!

Depois de uma sessão de compras vem o desafio final: encontrar a saída! Sim! Em épocas de Orkut havia até uma comunidade dedicada a essa problemática: Eu me perco no Super Centro do Boqueirão!

A história de Santos e de seus moradores se confundem com a do Super Centro, não é? Conte pra gente sua história!