Pontos turísticos de Santos

A cidade de Santos é marcada por diversos cantinhos especiais que, quanto mais gente curte e adota pra si, viram pontos turísticos da cidade. Seja por conta da beleza natural, pela história ou pela lembrança que cada um destes locais desperta na mente das pessoas, eles representam nossa cidade e o que amamos nela.

Confira em fotos alguns dos pontos turísticos de Santos:

Bonde

bonde de santos

Inaugurada em 1870, desativada em 1971, só no ano 2000 foi restaurada e recolocada em uso, a linha turística do Bonde circula de 3ª feira a domingo (e feriados), das 11 às 17 horas. O percurso tem 5 km e inicia na Praça Mauá, passando pela Estação do Valongo, Alfândega, Monte Serrat e muitos outros pontos turísticos do centro de Santos. O charme fica por conta do motorista vestido à caráter e o guia turístico que explica cada um dos pontos.

Igreja e Estação do Valongo

estação do valongo em santos

Fonte: Prefeitura de Santos

Inaugurada em 1867, a Estação de trem do Valongo foi a 1a estação do estado de São Paulo. Recuperado em 2003, o prédio hoje abriga a Secretaria de Turismo da cidade é um ótimo restaurante, o Estação Bistrô.

igreja valongo

Fonte: Flirck

Fundada em 1640 e usada antigamente como convento, a partir de 1922, com a chegada dos frades, tornou-se igreja. É hoje uma das igrejas mais antigas do Estado de São Paulo é hoje um dos locais mais procurados por fiéis e noivas devotas de Santo Antônio.

 Mont Serrat

mont serrat

A igreja que abriga a padroeira de Santos, é o segundo monte mais alto da cidade. Para acessar o local há um bondinho furnicular ou uma escadaria com 415 degraus. Estando a 157 metros de altitude é o melhor local para ver a cidade de todos os ângulos e fazer fotos lindas! Dá pra ver também o porto e matar a curiosidade de moradores e turistas.

Emissário Submarino

Com o intuito de difundir o esgoto tratado de Santos e São Vicente mais profundamente no mar, em 1978 foi inaugurado o Emissário Submarino de Santos. Oficialmente chamado Parque Municipal Roberto Mário Santini, o Emissário é um local democrático. Reúne skatistas, artistas, turistas, crianças, esportistas; todos com seus interesses particulares. O local é um dos melhores pontos pra fotografia em Santos. Tem uma escultura linda (feita pela artista Tomie Otake em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa), pista de skate, vista completa da orla da praia e muito grafiti! Confira aqui mais informações e fotos.

 Vila Belmiro e Memorial das Conquistas

memorial das conquistas

Vai pra cima dele Santos! Vai com determinação! Tu que és o glorioso! Veste seu manto com amor e emoção! Este é apenas um dos gritos que você pode ouvir da apaixonada torcida santista neste local. Inaugurada em 1916, a Vila Belmiro sedia os jogos do peixe e leva o nome oficial de Urbano Caldeira. O clube faz visitação monitorada e o passeio inclui o museu Memorial da Conquista (foto acima), vestiários, a sala de imprensa e o campo, além da possibilidade de conhecer o Centro de Treinamento.

 Aquário de Santos

aquario-de-santos

Fonte: Na Baixada

Ponto turístico mais visitado de Santos, o Aquário foi inaugurado por Getúlio Vargas em 1945, sendo até muito tempo o primeiro aquário municipal do estado de São Paulo. Possui área de 2000 metros quadrados, 31 tanques de água doce e salgada com mais de 200 espécies de animais. Passeio divertido a crianças e adultos.

 Bolsa e Museu do Café

bolsa do café

Até o final dos anos 70, este prédio, construído nos anos 20, funcionou como a Bolsa do Café e foi palco da maioria das transações do ramo de nosso país. Restaurado em 1998, hoje recebe turistas e moradores interessados em conhecer a história do café ou degustar preparações feitas com ele no café localizado logo na entrada do local.

Centro e Rua XV de Novembro

Composto por edifícios e monumentos que representam os diferentes períodos de nossa história, teve sua fundação em 1545. Ficou esquecido por algumas decadas mas abriga hoje muitas empresas, bares e restaurantes tradicionais da cidade. Para quem tem tempo de reparar na arquitetura do lugar, o tempo parece ter parado. É, sem dúvida, um dos centros históricos mais bonitos do Brasil.

Pinacoteca Benedito Calixto

Construído em 1900, essa casa, antiga moradia de dois Barões do Café, foi um marco na história da arquitetura da cidade. A partir de 1986 a prefeitura decide restaurar o imóvel e transformá-lo, seis anos depois, em Pinacoteca. O nome é uma homenagem a Benedito Calixto, nascido em Itanhaém em 1853, retratou o mar como ninguém deixando um enorme legado aos santistas e à população em geral.

Leão da Praia

Entre as ruas Marcílio Dias e Quintino Bocaiúva, no José Menino, encontra-se uma das relíquias da infância de qualquer santista. O leão da praia é figura popular no álbum de criança de muitos moradores e visitantes. Criado na década de 1940, em concreto, pintado de branco, o monumento foi encomendado pela prefeitura. Não descobrimos o porquê desta encomenda, mas com certeza faz a alegria de pequenos e adultos que passam no local. Além de ter virado ponto turístico da cidade.

Teatro Coliseu

Joia da arquitetura santista, esse teatro, que foi inaugurado em 1909 e tombado em 1989, o Coliseu hoje é palco de reuniões politicas e eventos culturais da cidade. Atualmente está em reforma para melhorias mas voltará em 2014 renovado.

Praça Mauá e Palácio da Prefeitura

praça maua e palacio da prefeitura de santos

Ponto de encontro e marco zero da cidade, a Praça Mauá surgiu em 1801 e chamava-se Lardo da Misericórdia. Teve seu nome mudado para o atual em 1887 e até hoje abriga as sedes do poder executivo e legislativo do município. O prédio da prefeitura, como pode ser visto na foto acima, tem acabamento em mármore italiano e jacarandá-da-baía, com lustres em cristal da Bohêmia. O gabinete do Prefeito e o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio apresentam estilo Luís XVI.

Praça das Bandeiras

praça das bandeiras

Teatro Guarany

Junto com o Coliseu, o Teatro Guarany é um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. Inaugurado em 1882, passou por um incêndio em 1981 onde somente as paredes externas permaneceram intactas. 20 anos se passaram até que o prédio, totalmente reconstruido pela prefeitura em 2008, voltando assim à cena cultural da cidade. Além de lindo, o teto do teatro é uma atração à parte. Feito por Paulo Von Poser retrata o O Guarany, de José de Alencar.

E você? Qual seu lugar preferido em Santos?