20/03/2018 Por Esther Zancan Outros destinos, Para visitar

Vai rolar caminhada ecológica em Praia Grande

Quem curte caminhar em meio à natureza não pode perder essa oportunidade.

No próximo dia 8 de abril (domingo), acontece a oitava edição da Caminhada Ecológica da Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande.

Será uma caminhada de 8 km, que passa por dentro de trecho preservado de Mata Atlântica, com concentração na Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte. O passeio começa às 8h30.

www.juicysantos.com.br - caminhada ecológica em praia grande

As inscrições já estão abertas e vão até dia 31 de março. O valor é de R$30, sendo que maiores de 60 pagam meia. Não há restrição de idade, porém, para a garotada, o recomendado é que só as acima de 12 anos topem o desafio.

Quem se inscrever e pagar a taxa terá direito a um kit com a camiseta do evento e sacola, que poderá ser retirado nos dias 6 e 7 de abril na loja Decathlon do Litoral Plaza Shopping.

Passeio em Praia Grande esconde surpresas

Para os caminhantes que nunca tiveram a oportunidade de visitar a Fortaleza e fazer a caminhada ecológica em Praia Grande, o passeio vai proporcionar surpresas a cada trecho avançado.

Logo no começo será possível curtir o novo visual da Praça Duque de Caxias, que foi remodelada e entregue à população no último dia 19 de janeiro, nas comemorações dos 51 anos de emancipação de Praia Grande.

Praça Duque de Caxias

Já dentro da área militar, é possível contemplar a arquitetura das centenárias edificações (a Fortaleza data de 1902) e antigos artefatos bélicos, como um canhão giratório.

Já na parte de mata, as vistas da orla de Praia Grande, da Baía de Santos e a proximidade da Mata Atlântica em todo seu esplendor vão deixar os visitantes de boca aberta, e não só pelo esforço físico! Ah, não se preocupe. Esse trecho é  pavimentado.

www.juicysantos.com.br - passeio ecológico em praia grande

Curiosidades da Fortaleza de Itaipu em Praia Grande

  • A Fortaleza de Itaipu abriga o 2º Grupo de Artilharia Antiáerea (GAAAe) José Bonifácio e Fernando de Noronha;
  • São três fortificações em suas dependências: Forte Duque de Caxias, Jurubatuba e General Rego Freitas;
  • Sua construção foi definida durante o governo do presidente Campos Salles, com o intuito de proteger a Baía de Santos;
  • Pelé prestou o serviço militar na Fortaleza de Itaipu, em 1959, portanto, quando já era campeão mundial com a Seleção Brasileira (Copa da Suécia – 1958);
  • A ponte Marechal Deodoro (onde está grafado o nome “Itaipu”) foi a primeira
    ponte em concreto armado da América Latina.

www.juicysantos.com.br - praia grande fortaleza de itaipu