06/11/2017 Por Victória Silva Arte, Para visitar

Gratuito: exposição Retratos Brasileiros em Santos

Qual é a cara do Brasil?

Em um país de tamanho continental, com diversas realidades, sotaques e costumes, é difícil responder essa pergunta. Uma turma de fotógrafos se juntou com o objetivo de encontrar as muitas caras do Brasil.

Assim nasceu o projeto Retratos Brasileiros, com o objetivo de buscar a (ou uma) identidade nacional. Para isso, desde 2014, mais de 1700 pessoas foram fotografadas em 35 cidades do país e, a partir desse trabalho, duas series que viajam pelo país como exposições.

f68b22dd7454505eff07dae6ecd9e100

Entre os dias 9 e 30 de novembro, o público santista pode apreciar uma delas – Retratos Brasileiros: São Paulo.

A mostra fica disponível para visitação GRATUITA na Galeria Braz Cubas.

Lançamento

A chegada da exposição na cidade vai ter evento especial. Na quinta-feira (7 de novembro), às 19 horas, a galeria recebe o idealizador e fotógrafo do projeto, Tomás Cajueiro.

Durante o lançamento, os visitantes têm a oportunidade de conversar com Cajueiro – profissional responsável pela exposição – sobre a experiência de fotografar brasileiros nas 17 cidades do estado, por onde o projeto viajou este ano.

Também no lançamento será possível comprar o livro Retratos Brasileiros, vendido por R$ 25.

Retratos Brasileiros: São Paulo

3f2be5b59f352acf6f6c2d851291ece0

O público santista recebe uma edição especial, realizada pelo interior do estado.

As imagens são acompanhadas de relatos desses personagens, que juntos compõem uma amostra da diversidade do povo brasileiro. Desse universo foram selecionadas as 100 fotos que integram a exposição, e tentam responder à pergunta Quem é o Brasileiro?

“O que chamamos de minoria na verdade é a maioria, são pessoas que não estão no centro do debate sócio-político e que, por meio das fotografias, puderam ter voz para expor sua realidade, pensamentos, medos e alegrias”, destaca Cajueiro.

A exposição já passou por Sorocaba e Araçatuba e encerra a temporada em Santos.

Além da idealização e fotografias de Tomás Cajueiro, o projeto Retratos Brasileiros tem a curadoria de Genivaldo Amorim e participação de diversos fotógrafos convidados como Jardiel Carvalho, Erica D. Dezonne, Daniel Arroyo, Rogério Padula, Ciça Gregório e Marcel Pazinatto.

Vai lá

A exposição Retratos Brasileiros fica na Galeria de Arte Braz Cubas de 9 a 30 de novembro, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas e aos sábados e domingos das 14 às 20 horas.

A Galeria de Arte Braz Cubas fica na Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. E o melhor de tudo: a visitação é gratuita!

* Imagens: Reprodução